Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Gorbachov chama EUA para retomar diálogo com a Rússia sobre armas nucleares

O último presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachov, pediu que os Estados Unidos retomem um "diálogo sério" com a Rússia sobre o problema das armas nucleares e alertou contra as "perigosas tendências destrutivas" na política mundial, em artigo publicado nesta quarta-feira no jornal "Vedomosti".
EFE

Moscou - Após constatar uma ruptura da comunicação entre Moscou e Washington, o ex-líder soviético se dirigiu em particular aos congressistas americanos para pedir que deixem de lado suas diferenças partidárias para facilitar um "diálogo sério" entre ambos os países.


"Estou convencido de que a Rússia está preparada (para o diálogo)", ressaltou Gorbachov, que manifestou preocupação com a suspensão, primeiro pelos EUA e depois pela Rússia, do Tratado de Eliminação dos Mísseis de Médio e Curto Alcance (INF), que ele assinou em 1987 com o então presidente americano, Ronald Reagan.

Gorbachov apontou que por trás da decisão de Washington de deix…

'Base para defesa': especialista comenta fornecimento dos S-400 ao exército

O Ministério da Defesa da Rússia recebeu o primeiro regimento neste ano do sistema de defesa antiaérea S-400. O especialista Oleg Ponomarenko revela por que o sistema é único.


Sputnik

A empresa russa Almaz-Antey forneceu ao Ministério da Defesa russo o primeiro conjunto de sistemas de defesa antiaérea S-400 Triumph, conforme o comunicado da assessoria de imprensa do consórcio em disposição da Sputnik.

Os sistemas de mísseis S-400
S-400 Triumph russos © Sputnik / Anton Denisov

"Entregamos com antecedência o primeiro, neste ano, regimento de S-400 Triumph ao Ministério da Defesa da Federação da Rússia", declarou Yan Novikov, diretor-geral da empresa.

Durante a transferência, o equipamento foi apresentado no polígono, onde foram efetuados voos com acompanhamento de alvos aéreos reais. Os testes de controle decorreram com sucesso.

A cerimônia solene foi efetuada no polígono Kapustin Yar na região de Astrakhan.

O sistema S-400 Triumph se destina a uma defesa altamente eficaz contra ataques de aviação, mísseis balísticos táticos, estratégicos, de cruzeiro, bem como de mísseis balísticos de médio alcance em condições de combate e guerra eletrônica.

Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o especialista do Centro de Conjuntura Estratégica, Oleg Ponomarenko, contou por que o sistema é único.

"O sistema cobre um território muito grande que é capaz de defender, possui características muito sérias de detecção, acompanhamento e pontaria aos alvos e pode lidar com mísseis de várias classes e diversos alcances. Queria chamar atenção ao fato de ele poder, não só interagir com outros sistemas, mas também ser a base para construir uma defesa escalonada. O guiamento dos novos mísseis com alcance de 400 quilômetros, que foi anunciado há pouco, acho que não é a última notícia neste aspecto. Talvez o alcance dos mísseis seja aumentado. O sistema será capaz de impedir não só a aviação tática inimiga, mas também os sistemas que garantem o seu trabalho. Dessa forma, é bloqueada a realização de operações de ataque aéreo. E isso é um fator que faz o inimigo desistir de atacar", resumiu Ponomarenko.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas