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EUA: sanções contra Venezuela servem como 'alerta para atores externos, incluindo Rússia'

Na última terça-feira (17), o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, culpou a Rússia e a Venezuela pela crise de refugiados observada no país latino-americano.
Sputnik

O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, anunciou nesta quarta-feira (17) que os EUA estão impondo uma nova rodada de sanções contra a Venezuela, acrescentando o banco central do país à lista de restrições. 

Segundo o conselheiro de Segurança Nacional, as sanções recém-aplicadas deveriam se tornar um alerta para "todos os atores externos, inclusive a Rússia".

Desde o início da crise política na Venezuela no início deste ano, os EUA impuseram várias rodadas de sanções, visando os setores petrolífero e bancário do país, bem como indivíduos ligados às autoridades do país.

A Venezuela está sofrendo grave crise política desde janeiro. Junto com outros países ocidentais, os EUA apoiam Juan Guaidó, que se proclamou presidente interino da Venezuela. Ao mesmo tempo, Rússia, China e Turquia, entre outros…

‘Construção local’: Marinha Egípcia desiste de novas Gowind 2500 feitas em casa

As informações que se seguem devem ser lidas com atenção pelos chefes navais brasileiros que priorizam, acima de tudo, a “independência” obtida com a prática de construir navios de guerra em casa.


Por Roberto Lopes | Poder Naval
Construir em casa é, de verdade, mais prático? Mais barato também? Assegura qualidade? Garante a soberania?

El Fateh (971), Gowind 2500 do Egito
El Fateh (971), Gowind 2500 do Egito

No Egito, os almirantes, decepcionados com o programa de construção, em seu país, de três corvetas multifunção do projeto francês Gowind 2500, abriram entendimentos com o fabricante Naval Group (antiga DCNS) para adquirir mais dois navios dessa mesma classe – mas, dessa vez, recebendo-os diretamente da França.

O portal francês de notícias marítimas Mer et Marine, flagrou, a 10 de julho último, um mastro cônico de sensores sendo embarcado no porto de Lorient – 502 km a sudoeste de Paris, na costa da Bretanha – com destino ao Estaleiro de Alexandria, na face leste do delta do Rio Nilo, onde as Gowind estão sendo montadas.

O governo do Cairo fechou a compra dos quatro navios em 2014, por meio de um pacote que incluía a “qualificação técnica” (preparação) do estaleiro do delta do Nilo, manutenção dos navios por dez anos e um esquema de produção compartilhada: o primeiro navio sendo fornecido diretamente pela Naval Group (antiga DCNS) e os três seguintes fabricados em território egípcios sob “estrita supervisão” da companhia francesa.

Custo do “kit soberania”: pouco mais de 1 bilhão de Euros (o equivalente, hoje, a 4,5 bilhões de Reais).

Brasil 

O Gowind 2500 egípcio tem um comprimento total de 102 metros, boca máxima de 16 metros, deslocamento de 2600 toneladas e velocidade máxima de 25 nós. Seu alcance, a 15 nós de marcha, é de 3.700 milhas náuticas (6.852,4 km).

Mas agora se sabe: no caso do Egito, que dispõe de uma indústria naval considerada modesta, as “construções locais” dependem, essencialmente, do fornecimento, pela França, de importantes componentes dos navios, como o mastro de sensores.

Além disso, especialistas do Naval Group demonstram preocupação – traduzida em repetidas checagens – com a capacidade dos projetistas e engenheiros navais egípcios para determinar itens como o centro de gravidade e outros requisitos de estabilidade do navio.

Essa mesma Naval Group apresentou uma versão ligeiramente mais encorpada da Gowind 2500 para o Programa da Classe Tamandaré, lançado oficialmente, no fim do ano passado, pela Marinha do Brasil (MB).

O projeto oferecido aos chefes navais brasileiros seria o de um navio de 2.800 toneladas, com os dois sistemas de mísseis e demais armamentos requeridos pela MB.


Sensores 

A Gowind 2500 cabeça-de-série dos egípcios foi batizada de El Fateh.

A unidade teve sua primeira chapa cortada em abril de 2016, e chegou da França para os almirantes egípcios em outubro último. Atualmente se encontra em testes operacionais.

A segunda unidade – Port Said –, que também recebeu o seu mastro cônico de sensores diretamente do porto de Lorient, em março passado, está quase pronta para iniciar as suas provas de mar.

O mastro de sensores recentemente embarcado para o Egito se destina à 3ª corveta, que já tem a quilha e uma parte inferior do casco prontas.

De acordo com um porta-voz do Naval Group, a reportagem do Mer et Marine sobre o envio de um novo mastro de sensores para o Egito nada tem de grande novidade, já que essa entrega fora previamente acordada com o cliente, de forma a baratear os custos de produção dos navios.

Mas o comunicado não comenta se o fornecimento representa também uma garantia da qualidade do equipamento, em face da notória incipiência da construção naval militar dos egípcios.

O projeto Gowind selecionado pelo governo do Cairo é equipado com o sistema de gerenciamento de combate SETIS, desenvolvido pelo próprio Naval Group, além de um Módulo de Inteligência e Inteligência Panorâmica (Panoramic Sensors and Intelligence Module, ou PSIM).

O mastro cônico produzido na França integra não apenas o sistema SETIS, mas também a maior parte dos sensores da corveta, incluindo o radar SMART-S e o equipamento de guerra eletrônica.

Todos os PSIMs são produzidos e testados em Lorient, pelo Naval Group, antes de serem instalados nas corvetas. O da El Fateh foi montado e testado no navio no início de outubro, mesmo mês em que a embarcação foi declarada pronta para ser entregue ao cliente.

Os sensores da unidade egípcia incluem um sonar Kingklip e um sonar rebocado Captas 2.

Armamento 

A configuração de armamento dos navios egípcios foi definida com um canhão de proa OTO Melara, de 76 mm, dois canhões secundários Nexter Narwhal, de 20 mm, 16 mísseis mar-ar MICA, de lançamento vertical, oito mísseis anti-navio Exocet MM40 e dois reparos triplos de tubos lança-torpedos.

Cada embarcação é operada por uma tripulação de 65 militares, que já inclui o pessoal destinado a operar um helicóptero de médio porte.

As negociações do Egito com a França para a importação de mais duas corvetas Gowind se encontram, nesse momento, quase estagnadas, devido a preocupações com custos.

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