Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

EUA: sanções contra Venezuela servem como 'alerta para atores externos, incluindo Rússia'

Na última terça-feira (17), o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, culpou a Rússia e a Venezuela pela crise de refugiados observada no país latino-americano.
Sputnik

O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, anunciou nesta quarta-feira (17) que os EUA estão impondo uma nova rodada de sanções contra a Venezuela, acrescentando o banco central do país à lista de restrições. 

Segundo o conselheiro de Segurança Nacional, as sanções recém-aplicadas deveriam se tornar um alerta para "todos os atores externos, inclusive a Rússia".

Desde o início da crise política na Venezuela no início deste ano, os EUA impuseram várias rodadas de sanções, visando os setores petrolífero e bancário do país, bem como indivíduos ligados às autoridades do país.

A Venezuela está sofrendo grave crise política desde janeiro. Junto com outros países ocidentais, os EUA apoiam Juan Guaidó, que se proclamou presidente interino da Venezuela. Ao mesmo tempo, Rússia, China e Turquia, entre outros…

EUA e vários países europeus consideram evacuar Capacetes Brancos da Síria

Os Estados Unidos, o Canadá e vários países europeus, particularmente a Grã-Bretanha e a França, estão estudando a possível evacuação de membros da ONG Capacetes Brancos e seus parentes da Síria.


Sputnik

De acordo com a rede CNN, o plano é transferir cerca de 1.000 funcionários da organização e suas famílias para outros países, como o Canadá, o Reino Unido ou a Alemanha.

Capacetes Brancos evacuam uma vítima em Hamra, um distrito então dominado por rebeldes em Aleppo, em 20 de novembro de 2016
Capacetes brancos na Síria © AFP 2018 / THAER MOHAMMED

Segundo fontes, citadas pelo canal, o presidente dos EUA, Donald Trump, levantou essa questão na cúpula da OTAN em Bruxelas e delegações ocidentais convenceram Trump a analisar as rotas de evacuação com Israel e Jordânia.

Além disso, foi destacado que a segurança dos Capacetes Brancos pode ser uma das questões na reunião entre Trump e seu colega russo, Vladimir Putin, em Helsinque, mas os países ocidentais esperam encontrar uma maneira de implementar o plano sem qualquer ajuda de Moscou.

O Departamento de Estado dos EUA anunciou em 14 de junho que alocará 6,6 milhões de dólares para o trabalho dos Capacetes Brancos e o mecanismo da ONU na Síria.

O Departamento de Estado observou que Washington "apoia fortemente os Capacetes Brancos que salvaram mais de 100.000 vidas desde o início do conflito".

Os Capacetes Brancos definem-se como uma ONG politicamente neutra e não beligerante dedicada à proteção de civis na Síria. No entanto, junto com vídeos nos quais os Capacetes Brancos resgatam crianças de ruínas, também foram divulgadas imagens com os mesmos funcionários empunhando armas. Em outras imagens, os Capacetes Brancos aparecem manipulando vídeos e ditando a vítimas do conflito sírio o que deveria ser dito em frente às câmeras.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas