Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Reino Unido reforçará sua presença militar no Ártico para se opor à Rússia, diz mídia

O ministro da Defesa britânico, Gavin Williamson, disse que o Reino Unido pretende reforçar a presença militar no Ártico para “proteger” o flanco norte da OTAN das ações da Rússia, segundo o diário The Telegraph.
Sputnik

Segundo o jornal, mais de 1.000 fuzileiros navais da Marinha britânica farão treinamentos anuais com colegas noruegueses no âmbito de um programa previsto para dez anos, formando no futuro próximo um novo destacamento, assinalou Williamson durante uma visita à base militar em Bardufoss, na Noruega.


O ministro britânico mencionou também que o Reino Unido enviará no próximo ano para a região do Ártico um avião de patrulha marítima Poseidon P8 para vigiar a atividade crescente dos submarinos russos.

"Queremos melhorar nossas capacidades em condições de temperaturas abaixo de zero, aprendendo com antigos aliados, tais como a Noruega, ou monitorando as ameaças submarinas com nossos aviões Poseidon. Nos manteremos atentos a novos desafios", afirmou Williamson.

O minist…

'Povo agressivo': Trump diz que Montenegro poderá envolver OTAN na 3ª Guerra Mundial

Em entrevista ao canal Fox News, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o novo membro da OTAN, Montenegro, pode envolver a Aliança em uma 3ª Guerra Mundial.


Sputnik

O líder norte-americano participou na semana passada da cúpula da OTAN em Bruxelas e voltou com novas perguntas sobre possíveis perigos ligados ao compromisso dos aliados de investir na defesa mútua.

Presidente dos EUA Donald Trump durante a cúpula da OTAN em Bruxelas.
Donald Trump © Sputnik / Aleksei Vitvitsky

Após voltar do encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, Trump falou com a Fox News e recebeu um pergunta hipotética sobre por que militares norte-americanos devem ir para Montenegro, que se juntou à OTAN no ano passado, para defendê-lo caso seja atacado.

O mandatário estadunidense disse já ter feito a mesma pergunta e apontou que apesar de ser um país pequeno, Montenegro tem um povo "muito agressivo".

"Montenegro é um país pequeno com pessoas muito fortes […] São pessoas muito fortes. São pessoas muito agressivas. Elas podem ficar agressivas e, parabéns, você está na Terceira Guerra Mundial", afirmou Trump.

Além disso, Trump duvidou da necessidade de defesa comum dos países-membros da OTAN, prevista pelo Artigo 5 do Tratado.

Segundo ele, as tropas americanas não deveriam proteger Montenegro porque seria injusto, pois "eles não estavam pagando". Ao mesmo tempo, Trump admitiu que, segundo o Tratado, os Estados Unidos deverá defender Montenegro em caso de um conflito.

Montenegro aderiu oficialmente à Aliança em junho de 2017. A maioria da população da ex-república iugoslava esteve contra a adesão à OTAN e no país foram realizados protestos.

Comentários

Postagens mais visitadas