Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Empresa chinesa faz peças para F-35? Revelação surge em meio a polêmicas envolvendo Huawei

Em meio à briga contínua entre os EUA e a gigante tecnológica chinesa Huawei, classificada como ameaça à segurança por Washington, verificou-se que uma subsidiária com sede no Reino Unido de uma companhia chinesa fabrica peças para os jatos americanos F-35.
Sputnik

Trata-se da companhia chinesa Exception PCB, com sede no condado britânico de Gloucestershire, que fabrica placas de circuitos que controlam os motores, iluminação, combustível e sistemas de navegação dos caças F-35 – o sistema de armas mais caro já feito.

De acordo com a emissora britânica Sky, citando materiais divulgados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa que fabrica componentes para os caças da Lockheed Martin foi comprada em 2013 pela companhia chinesa Shenzhen Fastprint, que inclusive já participou da fabricação de caças Eurofighter Typhoon e de helicópteros de ataque Apache.

"A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, fabrica placas de circuito impresso que controlam muitas das principais capacid…

Rússia: Capacetes Brancos entregam substâncias tóxicas para encenar ataque químico

Representantes do grupo Capacetes Brancos entregaram uma grande remessa de substâncias tóxicas em um depósito usado por militantes na província de Idlib. Quem afirma é o general Aleksei Tsygankov, chefe do Centro Russo para a Reconciliação Síria.


Sputnik

"De acordo com informações recebidas pelo Centro Russo para a Reconciliação Síria de fontes independentes localizadas na província de Idlib, um grande carregamento de substâncias tóxicas, acompanhado por oito representantes dos Capacetes Brancos, foi entregue na aldeia de Afs, no assentamento de Saraqib, em um armazém usado pelos militantes do grupo Ahrar al-Sham [proibido na Rússia] para armazenar armas e suprimentos de combustível", informou.

Capacetes Brancos na Síria, 5 de outubro de 2016 (foto de arquivo)
Capacetes brancos na Síria © AFP 2018 / Sameer Al-Doumy

"Eles foram recebidos por dois comandantes de alto escalão do grupo armado ilegal acima mencionado", acrescentou Tsygankov.

De acordo com ele, "uma parte deste carregamento em barris de plástico sem identificação foi depois transportada para outra base militante na parte sul da província de Idlib, a fim de encenar um ataque químico com bandeira falsa e posteriormente acusar as forças do governo de usar agentes tóxicos contra civis".

O porta-voz do Ministério da Defesa russo, general Igor Konashenkov, disse no domingo que o grupo Capacetes Brancos na Síria planeja filmar vídeos para os meios de comunicação do Oriente Médio e da Inglaterra depois de encenar um ataque de armas químicas com o objetivo de desestabilizar a situação no país árabe.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas