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VÍDEO: Saab Gripen E 39-10 realiza teste de motor

A Saab divulgou vídeo do terceiro Saab Gripen E, o 39-10, realizando teste de motor.
Poder Aéreo

No Programa de Testes do Gripen E, os protótipos 39-8 e 39-9 estão servindo como plataforma para a Flight Test Instrumentation (FTI) e para testes de sistemas.
O 39-10 aferirá o peso correto da aeronave, testará a plataforma e sistemas.

Os Gripens E 39-9 e 39-10 se beneficiaram com computadores novos e atualizados, melhorando ainda mais a capacidade da aeronave, em relação à primeira 39-8.

O Gripen 39-10 deverá ser seguido pelo primeiro avião da Força Aérea Brasileira, que está em fase final de montagem na Suécia.
Assista aqui o vídeo

Seria o caça 'F-15' chinês um perigo real?

O caça multifuncional chinês de dois lugares Shenyang J-16 está quase pronto para entrar em prontidão de combate nas Forças Armadas chinesas.


Sputnik

Segundo o artigo publicado por Dave Majumdar na revista The National Interest, o caça chinês, é produzido sem licença, sendo um derivado do caça russo Sukhoi Su-30MK2 Flanker-G. É um caça de longo alcance com capacidade semelhante à do caça da Força Aérea americana Boeing F-15E Strike Eagle, mas com maior poder de fogo e capacidades superiores, embora não apresentem um desempenho concreto. Além disso, Pequim falhou em demonstrar sua capacidade de construção de motores confiáveis apropriados para aviões de combate e por isso, existem dúvidas sobre a qualidade e eficiência dos aviônicos e sensores chineses, embora a fabricante tenha modificado a aeronave e instalado novos pacotes de aviônica.

Resultado de imagem para Shenyang J-16
Shenyang J-16 | Reprodução

O J-16 está equipado com um poderoso radar de matriz faseada. Assim como o avião russo, o J-16 também porta um canhão de 30 mm, 12 mísseis ar-ar, foguetes e bombas guiadas por satélite, além de mísseis antinavio e antirradiação. A aeronave é capaz de reabastecer em voo utilizando o sistema "sonda e cesta". O J-16 conta com dois motores chineses, Shenyang Liming WS-10 Taihang, cada um com 20.050 libras de potência nominal e capacidade de 31.500 libras com pós-combustão total.

Além disso, ele não possui canards ou empuxo vetorial, pois foi desenvolvido a partir da estrutura do Su-30MK2. Em todo caso, a maior questão é a confiabilidade do motor WS-10A, que não tem sido impressionante. Entretanto, considerando que o WS-10 é baseado na tecnologia do turbofan comercial CFM-56 da CFM Internacional (uma empresa conjunta entre a General Electric e a Safran), com tecnologias do motor F101 (do bombardeiro Rockwell B-1B Lancer) e do motor F110 (do F-16 Fighting Falcon), então depois de melhorar o motor o J-16 poderá obter sucesso.

Caso o J-16 apresente um motor WS-10A confiável e boa aviônica, ele será um caça com alcance de aproximadamente 2.423 milhas, portando uma grande carga de armas guiadas de precisão, e até poderá mesmo ameaçar os EUA e seus aliados no Pacífico, colocando suas bases e outras instalações em risco.

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