Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Capacetes brancos preparam novas provocações na Síria, diz enviado russo na ONU

Membros dos Capacetes Brancos estão preparando novas provocações com substâncias tóxicas na Síria, disse o vice-embaixador russo na ONU, Vladimir Safronkov, nesta quarta-feira (24) na reunião do Conselho de Segurança da ONU.
Sputnik

Safronkov observou que os Capacetes Brancos acusariam o governo sírio pelo uso de tais substâncias.

Mais cedo nesta quarta-feira (24), o Major General Viktor Kupchishin, chefe do Centro Russo para a Reconciliação Síria, argumentou que funcionários da mídia estrangeira na província síria de Hama conduziram uma filmagem falsa da "morte" de uma família supostamente devido ao uso de armas químicas pelas tropas sírias.

Em diversas ocasiões, Moscou e Damasco apontaram que os Capacetes Brancos estavam produzindo provocações envolvendo o uso de armas químicas com o objetivo de culpar o governo da Síria e dar aos países ocidentais justificativas para a intervenção no país.
A estratégia de encenar ataques para usá-los como falsa bandeira tem sido usada repetida…

Blindados percorrem 2 estados em operação das Forças Armadas do Brasil (VÍDEO)

A operação Atlântico V reuniu mais de 200 militares em exercícios de grande porte, percorrendo mais de 1.600 Km na região Sul do Brasil e envolvendo as três Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica.


Sputnik

Na ação, 64 viaturas, incluindo 31 viaturas blindadas para transporte de pessoal sobre rodas (VBTP-MSR) Guarani, foram transportadas de trem, do terminal de carga da Ferroeste, em Cascavel, no Paraná, até Paranaguá, no mesmo estado, passando pelos municípios de Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba. De lá, foram levados por meio do transporte rodoviário para Santa Catarina, onde os militares realizaram o exercício de entrada e saída dos carros do navio Mercate Roll-ON/RollOff, no porto de São Francisco do Sul.


Operação Atlântico V percorreu mais de 1.600 Km na região Sul do Brasil
Blindados Guarani na Operação Atlântico V © Foto : Exército Brasileiro

Em nota enviada à Sputnik Brasil, o Exército Brasileiro informou que o objetivo do exercício era levantar dados que permitissem o planejamento do transporte usando os modais ferroviário e marítimo.

"Coube à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada – Brigada Guarani –,sediada em Cascavel-PR, a missão de conduzir um exercício militar com os objetivos de realizar o adestramento e levantar dados médios que permitam o adequado planejamento do transporte dos meios da Brigada utilizando o modal ferroviário e marítimo", explica a nota.

Atualmente em sua quinta edição, a operação Atlântico tem como objetivo, segundo o Ministério da Defesa, promover a defesa da soberania marítima e das garantias da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

Ao todo, a operação conjunta, coordenada pelo Ministério da Defesa, aconteceu ao longo de 13 dias, como parte do calendário de atividades conjuntas do Ministério da Defesa.

"Pode-se dizer que esta etapa da operação Atlântico V foi coroada de pleno êxito, permitindo à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada intensificar seu adestramento e adquirir novas expertises que atenderão não só a Brigada, mas a todo o Exército e as demais forças", ressalta a nota do Exército Brasileiro.

As próximas etapas da operação Atlântico devem acontecer entre 7 e 13 de novembro, em Itaoca, no Espírito Santo, e no Distrito Federal, dando continuidade ao aprimoramento de ações conjuntas das Forças Armadas.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas