Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Gorbachov chama EUA para retomar diálogo com a Rússia sobre armas nucleares

O último presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachov, pediu que os Estados Unidos retomem um "diálogo sério" com a Rússia sobre o problema das armas nucleares e alertou contra as "perigosas tendências destrutivas" na política mundial, em artigo publicado nesta quarta-feira no jornal "Vedomosti".
EFE

Moscou - Após constatar uma ruptura da comunicação entre Moscou e Washington, o ex-líder soviético se dirigiu em particular aos congressistas americanos para pedir que deixem de lado suas diferenças partidárias para facilitar um "diálogo sério" entre ambos os países.


"Estou convencido de que a Rússia está preparada (para o diálogo)", ressaltou Gorbachov, que manifestou preocupação com a suspensão, primeiro pelos EUA e depois pela Rússia, do Tratado de Eliminação dos Mísseis de Médio e Curto Alcance (INF), que ele assinou em 1987 com o então presidente americano, Ronald Reagan.

Gorbachov apontou que por trás da decisão de Washington de deix…

EUA constroem interceptor dos mísseis hipersônicos russos Kinzhal

Em 1 de março, o presidente russo Vladimir Putin apresentou perante a Assembleia Federal os novos armamentos do país, inclusive os mísseis hipersônicos Kinzhal. Agora, os norte-americanos dizem ter encontrado a "receita" contra a arma.


Sputnik

Assim, a agência de pesquisa militar DARPA acabou de apresentar um conceito de veículo interceptor Glide Breaker que, segundo é afirmado, permitirá fazer frente às armas hipersônicas russas e chinesas, comunica a edição estadunidense The Drive.

Glide Breaker | Reprodução

A preocupação especial entre os militares norte-americanos é provocada pelos novíssimos complexos russos, nomeadamente os Avangard ou Kinzhal. Além disso, eles também têm expressado receio quanto à China, que iniciou igualmente o desenvolvimento de mísseis hipersônicos.

Segundo frisa a edição, a DARPA anunciou o começo de construção e mostrou o conceito do interceptador durante uma exposição que marcou 60º aniversário da agência e decorreu entre 5 e 7 de setembro.

De acordo com os desenvolvedores, o Glide Breaker é um veículo voador de pequeno porte que vai eliminar os mísseis hipersônicos do inimigo através da chamada intercepção cinética, que pressupõe sua alta precisão contra um alvo. A intercepção cinética não implica uma ogiva separada, sendo a eliminação do alvo efetuada com todo o corpo do veículo.

​"O objetivo do programa Glide Breaker consiste em ampliar as capacidades de o país se proteger dos mísseis hipersônicos e de todas as classes de ameaças hipersônicas", se diz na declaração da DARPA. Porém, não foram revelados nenhuns outros detalhes sobre o novo armamento.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas