Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Como governo Trump esvaziou resolução da ONU contra estupro em guerras

A oposição do presidente americano, Donald Trump, à legalização do aborto levou ao esvaziamento de uma resolução das Nações Unidas contra o uso de violência sexual como arma de guerra.
BBC News Brasil

Os Estados Unidos retiraram todas as referências a "saúde sexual e reprodutiva" do texto, o que, na prática, reduz o peso da resolução. O documento havia sido submetido pela Alemanha ao Conselho de Segurança da ONU. Estados Unidos, China e Rússia ameaçaram vetá-lo, se fosse mantida a redação original.

O governo Trump se opôs às menções à "saúde sexual e reprodutiva" das mulheres, com o argumento de que esse termo indica apoio ao aborto. Uma versão da resolução que exclui essa frase foi aprovada por 13 votos a 0, com abstenções de Rússia e China.

O embaixador da França nas Nações Unidas, François Delattre, criticou a exclusão do trecho, dizendo que a decisão afeta a dignidade das mulheres.

"É intolerável e incompreensível que o Conselho de Segurança da ONU seja incapaz…

Mais poderoso e temido: tanque T-14 recebe novo míssil de alta precisão

O tanque T-14 Armata passa a ser equipado com um novo míssil guiado a laser.


Sputnik

Os novos tanques T-14 Armata serão equipados com mísseis antitanque de alta precisão, capazes de perfurar blindagens com um metro de espessura, segundo fontes do Ministério da Defesa da Rússia, às quais o jornal russo Izvestiya teve acesso. 

T-14 Armata durante o ensaio para a Parada da Vitória em Moscou
Tanque russo T-14 Armata © Sputnik / Mikhail Voskresensky

O seu poder de penetração é muito maior que os 630 milímetros de espessura da blindagem frontal do M1A2 SEP Abrams, o principal carro de combate dos EUA.

O míssil faz parte do conjunto de projéteis do canhão de 152 mm, que ainda não foi instalado neste tanque. Atualmente o Armata está equipado com um canhão de 125 mm, que os militares russos ainda consideram suficientemente poderoso.

O novo míssil consiste em um projétil e um dispositivo propulsor do disparo, após o que o seu próprio motor é ligado. O sistema de pontaria do tanque direciona o canhão para o alvo automaticamente, embora o operador possa ajustar a trajetória a qualquer momento.

Com um alcance de mais de cinco quilômetros e guiado a laser, é quase impossível desviar seu curso e impedir sua eficácia com sistemas de blindagem reativos ou ativos, já que seu poder de penetração é garantido pelo grande peso de sua munição e sua carga em tandem.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas