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Marinha do Brasil prevê inaugurar estação na Antártica em 2020, oito anos após incêndio

Obra é executada por uma empresa chinesa e, segundo a Marinha, se aproxima do final. Incêndio em 2012 destruiu estação, e dois militares morreram.
Por Guilherme Mazui | G1 — Brasília

Passados sete anos desde o incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, a Marinha prevê inaugurar a nova estação em março de 2020.

Executada pela empresa chinesa Ceiec, a obra se aproxima do final, segundo a Marinha, que prevê concluir as obras civis e a instalação de máquinas e mobiliário até 31 de março, iniciando um período de testes do complexo científico até março de 2020. Após os testes, a estação poderá receber militares e pesquisadores.

"A previsão de inauguração é março de 2020, quando os pesquisadores e o Grupo-Base [de militares] deverão ocupar em definitivo as instalações da nova Estação Antártica Comandante Ferraz", informou a Marinha ao G1.

Com investimento de US$ 99,6 milhões, o complexo receberá profissionais que atuam no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), criad…

Revista norte-americana indica o que 'estraga' capacidades furtivas do F-35

O caça norte-americano de quinta geração F-35B Lightning II, de aterrissagem e decolagem verticais, é capaz de transportar bombas pesadas exclusivamente no exterior da fuselagem, o que priva o avião de suas vantagens furtivas.


Sputnik

"O F-35B não é capaz de transportar bombas de duas mil libras [907 kg] de forma furtiva, já que elas precisam ser suspensas no exterior", escreveu o autor do artigo, Charlie Gao. De acordo com a edição, a maior parte das bombas antibunker norte-americanas são pesadas demais para serem colocadas no compartimento interno do F-35B Lightning II, embora a versão básica do caça (F-35A) permita fazê-lo. 

Caça F-35B
F-35 Lightning II © Foto : Lockheed Martin

O autor frisou que é difícil para um F-35B Lightning II voar completamente armado, dado que os armamentos tornam a aeronave pesada demais, impossibilitando o seu pouso vertical sobre um porta-aviões.

"Se um F-35B levantasse voo com o peso máximo, precisaria gastar todos os armamentos em combate ou jogá-los antes de pousar", escreveu.

Não obstante isso, segundo a revista, o F-35B continua sendo praticamente o mesmo avião que o F-35A, com algumas limitações quanto às capacidades de manobra e armas. "Possui os mesmos sistemas de sensor excelentes, radar e capacidade de transmissão de dados", ressaltou a edição.

Desde 2001, a família de caças polivalentes de quinta geração F-35 Lightning II está sendo produzida pela empresa Lockheed Martin. Existem três versões do caça: para a Força Aérea, com curta decolagem e aterrissagem vertical, e a versão embarcada.

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