Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

EUA e Rússia revivem a Guerra Fria no Oriente Médio com duas cúpulas

Reuniões paralelas, na Polônia e na Rússia, representaram a revitalização do rompimento entre as potências sobre o Irã, a guerra na Síria e o conflito entre Israel e a Palestina
Juan Carlos Sanz e María R. Sahuquillo | El País
Sochi / Jerusalém - Em 1991, a Conferência de Madri estabeleceu um modelo para o diálogo multilateral no Oriente Médio após o fim da Guerra Fria, que havia colocado Washington contra Moscou na disputa pela hegemonia em uma região estratégica. Transcorridos mais de 27 anos, dois conclaves paralelos representaram nesta quinta-feira em Varsóvia (Polônia) e Sochi (Rússia) a revitalização do rompimento entre as potências sobre o Irã, a guerra na Síria e o conflito israelo-palestino. Os Estados Unidos e a Rússia, copresidentes em Madri em 1991, já não atuam mais como mediadores para aliviar as tensões e, mais uma vez, assumem um lado entre as partes conflitantes.

No fórum da capital polonesa, a diplomacia dos EUA chegou a um impasse ao reunir mais de 60 países em uma reu…

Rússia pretende reiniciar produção do maior avião anfíbio do mundo

A Rússia poderá voltar a produzir o avião anfíbio A-40 Albatros, a maior aeronave desta classe no mundo.


Sputnik

A Corporação Aeronáutica Unida da Rússia (OAK) está trabalhando no projeto para reiniciar a produção do A-40, disse à Sputnik um representante da empresa.

Avião anfíbio A-40 decolando da água (foto de arquivo)
Beriev A-40 © Sputnik / Roman Denisov

O A-40 Albatros (Mermaid, na classificação da OTAN) é um avião anfíbio multifuncional soviético projetado para substituir o Be-12 (avião anfíbio antissubmarino). O peso máximo de decolagem do avião corresponde a 90 toneladas, superando todas as aeronaves desta classe no mundo.

O Albatros decolou pela primeira vez em terra em 1986, passado um ano decolou a partir da água. O projeto foi encerrado após o colapso da União Soviética.

Em 2016, o chefe da Aviação Naval da Frota do Mar Negro da Rússia, Gennady Zagonov, informou que o avião anfíbio antissubmarino A-40 substituirá o Be-12 no âmbito da renovação completa do parque aéreo.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas