Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Gorbachov chama EUA para retomar diálogo com a Rússia sobre armas nucleares

O último presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachov, pediu que os Estados Unidos retomem um "diálogo sério" com a Rússia sobre o problema das armas nucleares e alertou contra as "perigosas tendências destrutivas" na política mundial, em artigo publicado nesta quarta-feira no jornal "Vedomosti".
EFE

Moscou - Após constatar uma ruptura da comunicação entre Moscou e Washington, o ex-líder soviético se dirigiu em particular aos congressistas americanos para pedir que deixem de lado suas diferenças partidárias para facilitar um "diálogo sério" entre ambos os países.


"Estou convencido de que a Rússia está preparada (para o diálogo)", ressaltou Gorbachov, que manifestou preocupação com a suspensão, primeiro pelos EUA e depois pela Rússia, do Tratado de Eliminação dos Mísseis de Médio e Curto Alcance (INF), que ele assinou em 1987 com o então presidente americano, Ronald Reagan.

Gorbachov apontou que por trás da decisão de Washington de deix…

Comitê Quadrilateral para o intercâmbio de informações sobre Daesh para ser mais ativo

Os países membros do comitê quadrilateral para o intercâmbio de informações de segurança sobre o Daesh, incluindo o Irã, a Rússia, o Iraque e a Síria, destacaram nesta segunda-feira o fortalecimento do comitê e o tornam mais ativo no combate ao terrorismo.


Pars Today

A reunião foi realizada no terceiro aniversário da criação do comitê, com a participação de embaixadores do Irã, Rússia e Síria, além do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Iraque, General Othman al-Ghanimi.

Comitê Quadrilateral para o intercâmbio de informações sobre Daesh para ser mais ativo
Reprodução

Os participantes pediram a continuidade das atividades do comitê e também o fortalecimento até a vitória final sobre o Daesh e o terrorismo na região.

No encontro, o adido militar da embaixada do Irã em Bagdá, Mustafa Moradian, que representa o Irã no comitê, expressou sua honra por comemorar o terceiro aniversário do comitê.

Ele apontou para o ataque de mísseis do IRGC a posições terroristas a leste do Eufrates na Síria na segunda-feira e sublinhou a intenção do Irã de continuar a cooperação para demolir o terrorismo e é tão sério nessa preocupação.

O embaixador da Síria no Iraque, Sattam Jadaan al-Dandah, chamou a “Primavera Árabe” como um jogo ocidental com o objetivo de causar caos e desintegração nos países da região.

Ele acrescentou que o Exército sírio, com o apoio de seus amigos e aliados, poderia derrotar o grupo terrorista Daesh.

Al-Dandah sublinhou que a cooperação conjunta entre Irã, Rússia, Iraque e Síria no âmbito do comitê desempenhou papel importante na vitória sobre o Daesh no Iraque e na Síria, por isso deve ser mantido e fortalecido.

Especialistas militares e estratégicos acreditam que o fortalecimento de tratados regionais contribuirá para manter a estabilidade e a segurança em países da região e não haverá necessidade de interferências de poderes extrarregionais.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas