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Empresa chinesa faz peças para F-35? Revelação surge em meio a polêmicas envolvendo Huawei

Em meio à briga contínua entre os EUA e a gigante tecnológica chinesa Huawei, classificada como ameaça à segurança por Washington, verificou-se que uma subsidiária com sede no Reino Unido de uma companhia chinesa fabrica peças para os jatos americanos F-35.
Sputnik

Trata-se da companhia chinesa Exception PCB, com sede no condado britânico de Gloucestershire, que fabrica placas de circuitos que controlam os motores, iluminação, combustível e sistemas de navegação dos caças F-35 – o sistema de armas mais caro já feito.

De acordo com a emissora britânica Sky, citando materiais divulgados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, a empresa que fabrica componentes para os caças da Lockheed Martin foi comprada em 2013 pela companhia chinesa Shenzhen Fastprint, que inclusive já participou da fabricação de caças Eurofighter Typhoon e de helicópteros de ataque Apache.

"A Exception PCB, com sede em Gloucestershire, fabrica placas de circuito impresso que controlam muitas das principais capacid…

Deputado ucraniano diz por que país não será capaz de construir cruzador de mísseis

O secretário do Comitê de Defesa e Segurança Nacional da Suprema Rada, Ivan Vinnik, revelou por que o país não pode terminar a construção do seu próprio cruzador de mísseis.


Sputnik

"Infelizmente, não posso aconselhar nenhuma solução positiva, pois na realidade as Forças Armadas da Ucrânia não podem se dar ao luxo de ter um navio de classe tão elevada do ponto de vista do preço, de terminar sua montagem e usá-lo plenamente", disse ele em uma entrevista a uma edição ucraniana.

Cruzador de mísseis Ukrayina no Estaleiro Naval de Nikolaev, Ucrânia
Cruzador de mísseis Ukrayina no Estaleiro Naval Nikolaev, Ucrânia © Sputnik / Sergei Mamontov

De acordo com ele, a construção do cruzador poderia "aumentar significativamente as capacidades" da Ucrânia no mar Negro. Entretanto, reconheceu que, mesmo caso receba os recursos necessários, o país não poderá garantir seu equipamento, pois não dispõe dos necessários sistemas de defesa antiaérea, de monitoramento, controle de fogo e defesa antimíssil.

O político relembrou que, inicialmente, o projeto foi elaborado em parceria entre Kiev e Moscou.

A construção desse navio, o 4º do projeto 1164 Atlant, começou em 1984 em Nikolaev, ainda no tempo da URSS. Passados seis anos, ele estava pronto em 75%, enquanto em 1993 passou a ser propriedade da Ucrânia.

Em 1998, as autoridades tentaram concluir a construção, mas se depararam com escassez de recursos. Depois, se discutiu a possibilidade de vender o navio para a Rússia. Já em 2013, a parte ucraniana propôs finalizar a construção do navio a o equipar na sequência em empresas russas, mas não conseguiu chegar a acordo com Moscou.

Em março de 2017, Pyotr Poroshenko assinou um decreto sobre a utilização do cruzador para fins civis.

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