Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Putin ameaça retaliar se EUA instalarem mísseis na Europa

Em seu discurso sobre o estado da nação, presidente russo faz ataques a Washington e promete apontar seu arsenal para os Estados Unidos e para o continente europeu se mísseis americanos atravessarem o Atlântico.
Deutsch Welle

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta quarta-feira (20/02) que seu país responderá a um possível envio de mísseis americanos à Europa, fazendo com que não apenas os países que receberem esses armamentos se tornem alvos, mas também os Estados Unidos.


Em seu discurso anual sobre o estado da nação em Moscou, Putin elevou o tom ao comentar uma nova e potencial corrida armamentista. Ele afirmou que a reação russa a um possível envio seria rigorosa e que as autoridades em Washington – algumas das quais estariam obcecadas com o "excepcionalismo" americano – deveriam calcular os riscos antes de tomar qualquer medida.

"É o direito deles de pensar da forma que quiserem. Mas eles sabem fazer cálculos? Tenho certeza que sabem. Deixemos que eles cal…

Irã precisa de 'menos de 12 minutos' para assumir controle do Oriente Médio, diz general

O Irã prometeu resposta esmagadora às ameaças mesmo "fora de suas fronteiras", precisando de "menos de 12 minutos" para assumir o controle do Oriente Médio, segundo um comandante militar do Irã.


Sputnik

O Irã daria resposta esmagadora a qualquer ameaça à sua segurança, mesmo que seus inimigos estejam "fora de suas fronteiras", declarou o comandante-chefe do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã (IRGC em sigla inglesa), major-general Mohammad Ali Jafari, ao canal Almasirah na sexta-feira (12).

Militares iranianos, foto de arquivo
Militares iranianos © AP Photo / Vahid Salemi

O militar iraniano comentou as declarações de Trump de terça-feira sobre que Teerã planejava assumir o controle do Oriente Médio em apenas "12 minutos".

"Olhem para o Irã, antes de eu chegar [à Casa Branca] o Irã planejava tomar [o controle do] Oriente Médio apenas em uns 12 minutos, certo?", disse Trump aos seus adeptos na cidade de Council Bluffs, Iowa.

"Enquanto no passado nós poderíamos defender o Oriente Médio, e não impor nossa hegemonia em toda a região, em 12 minutos [como mencionou Trump], hoje podemos fazê-lo mais rapidamente", disse o general iraniano.

Comentando as sanções dos EUA contra o Irã, ele disse que os iranianos já se acostumaram às sanções unilaterais.

"Apesar das sanções, nós conseguimos atingir autossuficiência e reforçar nossa solidariedade nacional", sublinhou Mohammad Ali Jafari.

Ele discursava umas semanas depois de o IRGC disparar vários mísseis terra-terra como resposta ao ataque recente em Ahvaz, que provocou 25 mortos e 69 feridos.

O comandante iraniano disse que o ataque de retaliação foi apenas a primeira desforra de Teerã contra os que orquestraram o ataque em Ahvaz, de que Teerã responsabiliza os "patrocinadores regionais do terrorismo" e seus "patrões norte-americanos".

Comentários

Postagens mais visitadas