Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Novíssimo caça furtivo chinês J-20 faz raro aparecimento no céu (VÍDEO)

Alguns caças Chengdu J-20s, aviões avançados da aviação militar chinesa, foram avistados no céu no sul do país, onde em novembro decorrerá um show aéreo.


Sputnik

Quatro aviões J-20, voando em pares, fizeram um voo de baixa altitude sobre o aeroporto de Zhuhai. O vídeo da apresentação foi publicado no Twitter do jornal chinês Global Times.


Dos aviones Chengdu J-20 en el espectáculo aéreo anual Airshow China en Zhuhai
Chengdu J-20 chineses © REUTERS / China Daily

No próximo mês, a cidade de Zhuhai deverá sediar o Airshow China 2018. A participação dos J-20 não está prevista oficialmente, mas alguns acreditam que os caças farão um show de surpresa.

Os caças J-20 de quinta geração foram desenvolvidos para fazer concorrência aos americanos F-22 e aos russos Su-57. O avião está no serviço desde março de 2017, mas até agora tem sido verdadeiramente furtivo em todos os sentidos. Seu primeiro aparecimento ao público em um show aéreo, em 2016, durou menos de um minuto.



Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas