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Os mísseis russos que se tornaram alvo de disputa entre EUA e Turquia

A Turquia, dona do segundo maior Exército entre os 29 países que compõem a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), está prestes a adquirir mísseis antiaéreos S-400.
BBC News Brasil

Os S-400 são os mísseis "terra-ar" mais avançados do mundo e se tornaram motivo de uma disputa entre Turquia e Estados Unidos que pode ameaçar a aliança militar das potências ocidentais.

Isso porque os S-400 são fabricados na Rússia, o principal rival da organização fundada em 1949 justamente para se opor à então União Soviética.

A insistência da Turquia em adquirir os mísseis russos irritou os Estados Unidos, que encaram a decisão como uma potencial ameaça para seus aviões de combate F-35, também em vias de serem comprados pelos turcos.
Troca de farpas

"Não ficaremos de braços cruzados enquanto os aliados da Otan compram armas dos nossos adversários", advertiu o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, durante um encontro organizado há poucos dias em Washington para celebrar o aniversár…

O F-35 da Lockheed tem um problema na Turquia

O Congresso americano poderá bloquear a venda de aviões de combate para a Turquia. O único problema? O país fabrica peças essenciais para o F-35


Poder Aéreo

Em agosto, o Congresso dos EUA aprovou uma lei que poderia bloquear a venda de 100 caças F-35 da Lockheed Martin para a Turquia por causa de um acordo que os turcos têm para comprar um sistema de defesa aérea russo. E isso está criando problemas.

Partes do F-35 feitas na Turquia
Partes do F-35 feitas na Turquia

A Turquia é líder global na fabricação aeroespacial, e 10 empresas turcas produzirão cerca de US$ 12 bilhões em peças para o F-35, incluindo componentes-chave, como a fuselagem central e trem de pouso. Para certos itens, como o display do cockpit, a Turquia é a única fonte no mundo.

Turkish Aerospace Industries

Junto com a Northrop Grumman, a TAI fabrica e monta a fuselagem central, as portas dos compartimentos de armas e os pilones ar-terra usados ​​para transportar equipamentos.

Ayesas

É o único fornecedor de dois componentes principais do F-35 – a unidade de interface remota do míssil e o mostrador panorâmico do cockpit.

Kale Aerospace

Fabrica estruturas de fuselagem e conjuntos de uplock de trem de pouso.

Fokker Elmo

Faz 40% do sistema de interconexão de fiação elétrica (EWIS) para o motor F135.

Alp Aviation

Fabrica estruturas e conjuntos de fuselagem, componentes de trem de pouso e mais de 100 peças do motor F135, incluindo rotores de lâmina integrados de titânio.

Um risco para suprimentos?

Se os EUA bloquearem o acordo com o jato, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pode cortar o fluxo de peças de seu país. “Se a cadeia de fornecimento turca fosse interrompida hoje, resultaria em uma quebra na produção de aeronaves, atrasando a entrega de 50-75 jatos e levaria cerca de 18-24 meses para fabricar peças em outros fornecedores”, escreveu o secretário de Defesa dos EUA, Jim Mattis, em julho em uma carta ao Congresso.

Erdogan disse pouco sobre como ele poderia responder. Mattis deve apresentar um relatório ao Congresso até meados de novembro sobre o impacto potencial de qualquer mudança na participação da Turquia. A Lockheed diz por enquanto a venda para os turcos está no caminho certo.

FONTE: Bloomberg

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