Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Rússia assina acordo com Índia para fornecimento de S-400 'Triumph'

Apesar de ameaça de sanções dos EUA, Índia pagará US$ 5 bilhões por sistemas de defesa antiaérea russos.


Nikolai Litôvkin | Russia Beyond

Na última sexta-feira (5), o presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi assinaram um acordo para o fornecimento à Índia de sistemas de defesa antiaérea russos S-400 “Triumph” no valor de US$ 5 bilhões. O armamento permitirá que a Índia construa seu próprio sistema antiaéreo Iron Dome (em português, “Cúpula de Ferro”).

Resultado de imagem para s-400 triumph
S-400 Triumph | Reprodução

O acordo foi assinado apesar das ameaças de Washington de possíveis sanções financeiras contra a Índia.

As datas da entrega ainda são desconhecidas. Mas, segundo analistas militares russos, Moscou terá que construir um lote de sistemas S-400 para a Turquia e a China ainda antes de preparar o lote para a Índia.

O S-400 Triumph é um sistema de nova geração de mísseis antiaéreos de médio e grande alcance que consegue atingir aviões a uma distância de até 400 quilômetros. A uma distância de até 60 quilômetros, ele pode alcançar alvos balísticos táticos voando a até 4,8 km/s.

Não há nenhum análogo estrangeiro que possa trabalhar simultaneamente 12 alvos, a um raio de 400 quilômetros de distância das posições em que eles se encontram e, em perspectiva, abater alvos no espaço próximo.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas