Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Turquia iniciará em breve operação de grande escala contra curdos na Síria

Nesta terça-feira (30), o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que em breve a Turquia dará início a uma ofensiva de grande escala contra as forças curdas sírias a leste do rio Eufrates.


Sputnik

Discursando no parlamento do país, Erdogan afirmou que o exército turco está pronto a derrotar a "estrutura terrorista" a leste do Eufrates.


Ofensiva da Turquia na Síria (foto de arquivo)
Ofensiva turca na Síria © REUTERS / Assessoria de Imprensa das Forças Revolucionárias da Síria

"Estamos prontos para derrotar a estrutura terrorista a leste do Eufrates. Já terminamos os preparativos para essa questão. Em breve, por meio de uma operação eficaz de grande escala, vamos encurralar a organização terrorista. Chegaremos um dia à noite subitamente", afirmou.

Neste domingo (28), a agência turca Anadolu comunicou que os militares turcos efetuaram ataques de artilharia contra posições dos curdos sírios a leste do rio Eufrates, no norte da Síria.

A Turquia considera as forças de autodefesa dos curdos sírios, que atuam no norte da Síria e são apoiadas pelos EUA, como organização terrorista ligada ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), proibido na Turquia.

Em 20 de janeiro deste ano, a Turquia deu início à operação maciça Ramo de Oliveira contra as formações curdas em Afrin. O Exército Livre da Síria (FDS) também atua nesta área. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou em 18 de março que Afrin é controlada pelo exército turco e pelo Exército Livre da Síria. As autoridades sírias condenaram as ações da Turquia, declarando que este território é parte integrante da Síria.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas