Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã desloca sistema russo de defesa S-300 para a costa do golfo Pérsico (VÍDEO)

Uma coluna de caminhões iranianos transportando vários sistemas anti-aéreos russos S-300 Favorit para a costa do golfo Pérsico foi capturada em vídeo por um motorista e postada no YouTube.
Sputnik

O vídeo mostra como caminhões transportam partes dos sistemas antiaéreos e coincide com a escalada de tensão entre os Estados Unidos e o Irã com o envio de um grupo de combate naval dos EUA para a costa iranianas, relata Alarabiya.


Segundo o jornal russo Rossiyiskaya Gazeta, o envio dessas unidades do S-300 para a costa persa responde à crescente presença militar e naval dos Estados Unidos. O artigo também explica que as unidades não viajam sozinhas por via terrestre e fazem isso em caminhões para preservar sua vida útil e garantir a segurança durante a viagem.

Em 13 de maio, o comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir Ali Hajizadé, assegurou que o país persa estava pronto para atacar os Estados Unidos devido à presença do referido grupo naval na região.

Hajizadé…

Ancara: Participação na OTAN não impede que Turquia tenha bons laços com a Rússia

A adesão da Turquia à OTAN não impedirá o desenvolvimento de um bom relacionamento com a Rússia, disse nesta quinta-feira o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Grande Assembléia Nacional da Turquia, Volkan Bozkir.


Sputnik

"A Turquia pode ser membro da OTAN. Nunca estivemos interessados em nossas relações estarem na mesma cesta. A Turquia pode ter excelentes relações com a Rússia e o Irã", disse Bozkir em uma reunião conjunta da Comissão de Assuntos Internacionais do Conselho da Federação Russa e da Comissão de Relações Exteriores da Grande Assembleia Nacional da Turquia em Moscou.


Uma bandeira turca tremula em frente à bandeira da OTAN
© AFP 2018 / BENOIT DOPPAGNE / BELGA

O oficial apontou que Ancara "pode desejar" se tornar um observador na Organização de Cooperação de Xangai (SCO), além de se juntar a potenciais blocos econômicos na Ásia Central, juntamente com a Rússia.

"Nós nunca permitiremos que nenhuma das nossas relações seja a causa ou o resultado de qualquer ação hostil", acrescentou Bozkir.

As relações russo-turcas voltaram a se desenvolver em 2016, depois de uma crise de 2015 causada pela derrubada de um jato russo Su-24 por um caça turco F-16 na Síria. A questão foi resolvida com um pedido oficial de desculpas emitido por Ancara a Moscou.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas