Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Marinha do Brasil prevê inaugurar estação na Antártica em 2020, oito anos após incêndio

Obra é executada por uma empresa chinesa e, segundo a Marinha, se aproxima do final. Incêndio em 2012 destruiu estação, e dois militares morreram.
Por Guilherme Mazui | G1 — Brasília

Passados sete anos desde o incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, a Marinha prevê inaugurar a nova estação em março de 2020.

Executada pela empresa chinesa Ceiec, a obra se aproxima do final, segundo a Marinha, que prevê concluir as obras civis e a instalação de máquinas e mobiliário até 31 de março, iniciando um período de testes do complexo científico até março de 2020. Após os testes, a estação poderá receber militares e pesquisadores.

"A previsão de inauguração é março de 2020, quando os pesquisadores e o Grupo-Base [de militares] deverão ocupar em definitivo as instalações da nova Estação Antártica Comandante Ferraz", informou a Marinha ao G1.

Com investimento de US$ 99,6 milhões, o complexo receberá profissionais que atuam no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), criad…

Defesa da Rússia divulga VÍDEO de 'duelo de torpedos' entre navios russos

Nesta terça-feira (20), o Ministério da Defesa russo divulgou um vídeo mostrando um duelo entre torpedos russos. A corveta Stoiky e o navio antissubmarino Kalmykia treinaram ações de ataque e contra-ataque a um navio inimigo convencional.


Sputnik

Com ajuda dos meios hidroacústicos, a corveta Stoiky identificou o perigo, levou a cabo uma manobra antitorpedos e lançou seu próprio torpedo a partir do sistema Paket. O lançamento acabou bem-sucedido, o torpedo "inimigo" do navio Kalmykia, que estava ameaçando a corveta, foi destruído.


Corveta Stoiky durante o Salão Naval Internacional de São Petersburgo 2017
Corveta russa Stoiky © Sputnik / Alexei Danichev

O sistema antissubmarino Paket destina-se à destruição de submarinos e torpedos na zona próxima ao navio. O sistema conta com um equipamento de controle, estação hidroacústica de pontaria, lançadores e os próprios torpedos, que podem ser nas versões térmica antissubmarino ou antitorpedo.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas