Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Capacetes brancos preparam novas provocações na Síria, diz enviado russo na ONU

Membros dos Capacetes Brancos estão preparando novas provocações com substâncias tóxicas na Síria, disse o vice-embaixador russo na ONU, Vladimir Safronkov, nesta quarta-feira (24) na reunião do Conselho de Segurança da ONU.
Sputnik

Safronkov observou que os Capacetes Brancos acusariam o governo sírio pelo uso de tais substâncias.

Mais cedo nesta quarta-feira (24), o Major General Viktor Kupchishin, chefe do Centro Russo para a Reconciliação Síria, argumentou que funcionários da mídia estrangeira na província síria de Hama conduziram uma filmagem falsa da "morte" de uma família supostamente devido ao uso de armas químicas pelas tropas sírias.

Em diversas ocasiões, Moscou e Damasco apontaram que os Capacetes Brancos estavam produzindo provocações envolvendo o uso de armas químicas com o objetivo de culpar o governo da Síria e dar aos países ocidentais justificativas para a intervenção no país.
A estratégia de encenar ataques para usá-los como falsa bandeira tem sido usada repetida…

EUA e Austrália vão reconstruir antiga base naval no Pacífico para conter gigante asiático

EUA se juntarão ao plano da Austrália de restaurar a antiga base naval de Lombrum, na Papua Nova Guiné, para conter a influência crescente da China na região Indo-Pacífico, conforme anunciou recentemente o vice-presidente dos EUA, Mike Pence.


Sputnik

"Vamos trabalhar com essas duas nações [Austrália e Papua Nova Guiné] para proteger a soberania e os direitos marítimos nas ilhas do Pacífico", disse Pence neste sábado (17) durante a cúpula da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico).


Resultado de imagem para lombrum naval base

Ao mesmo tempo, ele acrescentou que "eles podem ter confiança que os EUA continuarão defendendo a liberdade nos mares e no céu".

O anúncio foi feito em meio a tensões entre Washington e Pequim por causa da guerra comercial e disputas sobre as rotas marítimas no mar do Sul da China, observa a Bloomberg.

É provável que, assim, Washington e Canberra tentem neutralizar a crescente influência do gigante asiático no Pacífico, supõe a edição. Nesta região — onde Canberra teve uma influência inigualável por décadas — a China começou a emitir cada vez mais empréstimos e empreendeu projetos de infraestrutura em vários países, observa a mídia.

Base naval estratégica

A base militar de Lombrum foi construída durante a Segunda Guerra Mundial como uma base naval dos EUA, desempenhando um papel fundamental na estratégia de Washington no Pacífico, recorda a Reuters. Depois de os EUA terem abandonado a infraestrutura em 1946, ela passou para a Austrália e em 1974 para a Papua Nova Guiné.

Em meio a especulações sobre a intenção de Pequim de construir sua própria base em Manus Island, em 1º de novembro o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, declarou que seu país cooperaria com a Papua Nova Guiné na reconstrução de Lombrum.

Ademais, segundo opinam vários analistas citados pela Reuters, a presença chinesa nessa região poderia afetar a capacidade do Ocidente de navegar pelo Pacífico e oferecer um acesso próximo à base dos EUA em Guam.

Acordo controverso

O plano de reconstrução conjunta da base Lombrum não está isenta de controvérsia, no sentido de que nenhuma das partes procurou o apoio dos moradores locais, como foi observado pelo governador da ilha de Manus, Charlie Benjamin.

O projeto também foi criticado por Ronnie Knight, um ex-deputado da ilha. "Não houve discussão com nenhum dos moradores", disse ele à ABC News, acrescentando que faltam detalhes do acordo. Segundo ele, "há muitas perguntas por responder" sobre como a base será operada entre as partes.

"Em primeiro lugar, será uma base da Papua Nova Guiné administrada pelos australianos ou junto com os australianos? Se for assim, está bem", afirmou o político. "Se for uma base australiana administrada por si própria, então estamos hospedando uma base estrangeira em nosso solo e precisamos saber os detalhes que a acompanham."

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas