Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Forças Armadas russas recebem mais um regimento de sistemas S-400 antes do prazo previsto

As Forças Armadas da Rússia receberam mais um regimento de sistemas de defesa antiaérea S-400, informou nesta sexta-feira (2º) o consórcio Almaz-Antei que entregou os armamentos.


Sputnik

Esta foi o último fornecimento de mísseis antiaéreos S-400 previsto para este ano. O consórcio entregou o novo regimento ao Ministério da Defesa do país, cumprindo a encomenda estatal antes do prazo previsto.


Sistema modernizado da defesa antiaérea S-400
S-400 Triumph © Sputnik / Dmitry Vinogradov

A cerimônia solene de entrega do armamento decorreu no polígono de Kapustin Yar, na região de Astrakhan. Durante a cerimônia, os S-400 foram submetidos a testes com alvos aéreos reais. Segundo o Almaz-Antei, os sistemas passaram pelos testes com sucesso.

O avançado sistema de defesa antiaérea S-400 Triumph é capaz de destruir alvos aéreos com tecnologia furtiva, mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos, inclusive de médio alcance, assim como alvos terrestres. O S-400 possui um alcance de até 400 km, sendo capaz de atingir alvos a uma altitude de até 30 km.

Um regimento de mísseis é composto por 16 lançadores múltiplos com quatro mísseis cada um.

Além da Rússia, os sistemas já foram adquiridos pelos exércitos chinês e turco, recentemente foi firmado um contrato de venda destes mísseis à Índia.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas