Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Os mísseis russos que se tornaram alvo de disputa entre EUA e Turquia

A Turquia, dona do segundo maior Exército entre os 29 países que compõem a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), está prestes a adquirir mísseis antiaéreos S-400.
BBC News Brasil

Os S-400 são os mísseis "terra-ar" mais avançados do mundo e se tornaram motivo de uma disputa entre Turquia e Estados Unidos que pode ameaçar a aliança militar das potências ocidentais.

Isso porque os S-400 são fabricados na Rússia, o principal rival da organização fundada em 1949 justamente para se opor à então União Soviética.

A insistência da Turquia em adquirir os mísseis russos irritou os Estados Unidos, que encaram a decisão como uma potencial ameaça para seus aviões de combate F-35, também em vias de serem comprados pelos turcos.
Troca de farpas

"Não ficaremos de braços cruzados enquanto os aliados da Otan compram armas dos nossos adversários", advertiu o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, durante um encontro organizado há poucos dias em Washington para celebrar o aniversár…

Irã exibe novo sistema de defesa antimíssil e radar 3D durante manobras

Em 5 e 6 de novembro, o Irã realizou manobras de grande escala das suas forças de defesa aérea. No segundo dia dos exercícios, o país exibiu o sistema de defesa antimíssil produzido localmente e um novo radar 3D, informou a agência iraniana Tasnim.


Sputnik

A primeira novidade das manobras Vilayat é o sistema de defesa antimíssil Mersad, que realizou disparos de novos projéteis.


Sistema de defesa antimíssil Mersad disparando durante as manobras Velayat
Sistema de defesa antimíssil Mersad disparando durante as manobras Velayat | CC BY 4.0 / TASNIM NEWS AGENCY

O Mersad é um sistema de mísseis terra-ar com capacidades de guerra eletrônica que geralmente usa projéteis Shalamcheh, escreve a mídia.

Equipado agora com novos mísseis e novo veículo transportador, o sistema iraniano ganhou mobilidade melhorada e maior alcance.

Além disso, a Força Aeroespacial do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica ativou nos treinamentos o radar de três dimensões Basheer, utilizado para detectar caças.



Sistema de defesa antimíssil Mersad disparando durante as manobras Velayat
Sistema de defesa antimíssil Mersad disparando durante as manobras Velayat | CC BY 4.0 / TASNIM NEWS AGENCY

Anteriormente, o porta-voz das manobras havia sublinhado o caráter único dos exercícios militares em termos de número de aeronaves convencionais inimigas, diversidade de veículos aéreos e número de mísseis e projéteis disparados.



Radar 3D Basheer utilizado durante as manobras iranianas Velayat
Radar 3D Basheer utilizado durante as manobras iranianas Velayat | CC BY 4.0 / TASNIM NEWS AGENCY

As manobras começaram no mesmo dia em que os Estados Unidos reintroduziram suas sanções contra a república islâmica visando "reduzir a zero" suas exportações de petróleo.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas