Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Irã exibe novo sistema de defesa antimíssil e radar 3D durante manobras

Em 5 e 6 de novembro, o Irã realizou manobras de grande escala das suas forças de defesa aérea. No segundo dia dos exercícios, o país exibiu o sistema de defesa antimíssil produzido localmente e um novo radar 3D, informou a agência iraniana Tasnim.


Sputnik

A primeira novidade das manobras Vilayat é o sistema de defesa antimíssil Mersad, que realizou disparos de novos projéteis.


Sistema de defesa antimíssil Mersad disparando durante as manobras Velayat
Sistema de defesa antimíssil Mersad disparando durante as manobras Velayat | CC BY 4.0 / TASNIM NEWS AGENCY

O Mersad é um sistema de mísseis terra-ar com capacidades de guerra eletrônica que geralmente usa projéteis Shalamcheh, escreve a mídia.

Equipado agora com novos mísseis e novo veículo transportador, o sistema iraniano ganhou mobilidade melhorada e maior alcance.

Além disso, a Força Aeroespacial do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica ativou nos treinamentos o radar de três dimensões Basheer, utilizado para detectar caças.



Sistema de defesa antimíssil Mersad disparando durante as manobras Velayat
Sistema de defesa antimíssil Mersad disparando durante as manobras Velayat | CC BY 4.0 / TASNIM NEWS AGENCY

Anteriormente, o porta-voz das manobras havia sublinhado o caráter único dos exercícios militares em termos de número de aeronaves convencionais inimigas, diversidade de veículos aéreos e número de mísseis e projéteis disparados.



Radar 3D Basheer utilizado durante as manobras iranianas Velayat
Radar 3D Basheer utilizado durante as manobras iranianas Velayat | CC BY 4.0 / TASNIM NEWS AGENCY

As manobras começaram no mesmo dia em que os Estados Unidos reintroduziram suas sanções contra a república islâmica visando "reduzir a zero" suas exportações de petróleo.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas