Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

General brasileiro em forças dos EUA atrapalha laços com Moscou e Pequim, diz especialista

A decisão do Brasil de enviar um oficial para integrar as Forças Armadas dos Estados Unidos deve atrapalhar as relações do país com importantes aliados, como China e Rússia. A avaliação é do especialista em Relações Internacionais Paulo Velasco, que conversou nesta segunda-feira com a Sputnik sobre esse polêmico assunto.
Sputnik

Na última semana, se tornou pública no Brasil a notícia de que o país indicará, até o final do ano, um general para assumir um posto no Comando Sul (SouthCom) dos EUA, que cobre América Central, Caribe e América do Sul, provocando controvérsias.


De acordo com o comandante responsável, o almirante Craig Faller, os interesses norte-americanos na região seriam ameaçados por Rússia, China, Irã, Venezuela, Cuba e Nicarágua, países com os quais o Brasil poderá ter relações prejudicadas por conta dessa situação, conforme acredita Velasco, professor adjunto de Política Internacional do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (U…

Para que caça russo Su-57 precisa peculiar pintura 'pixelada'?

O caça russo Su-57 vai passar a ser produzido em série com um revestimento "pixelado", revelou à mídia russa o diretor da empresa russa Sukhoi, Mikhail Strelets.


Sputnik

De acordo com o interlocutor do canal de TV Zvezda, tal escolha tem suas finalidades concretas.


Caça multifuncional russo Su-57 durante o fórum EXÉRCITO 2018, no aeródromo de Kubinka
Sukhoi Su-57 © Sputnik / Aleksei Filippov

"A pintura de pixels cria um efeito de contorno impreciso, o que ajuda a distorcer a forma da estrutura aerodinâmica da aeronave", explicou o dirigente.

Os elementos que contribuirão para a furtividade do veículo são a própria forma do avião e o revestimento especial em alguns segmentos.

Segundo afirma Mikhail Strelets, uma das exigências apresentadas aos aviões da 5ª geração é o chamado supercruzeiro, ou seja, a capacidade de um avião de desenvolver uma velocidade supersônica sem usar pós-combustão. Isso, por sua vez, é necessário para diminuir a visibilidade infravermelha.

Mais cedo, foi informado que os testes do Su-57 haviam começado em 2017. Depois, a aeronave passou pelo "batismo" na Síria, onde efetuou um ataque de mísseis de cruzeiro contra terroristas.

O Su-57 é um caça multifuncional russo de 5ª geração construído pela conhecida empresa de aviação russa Sukhoi. A aeronave tem como finalidade eliminar alvos aéreos, terrestres e marítimos, bem como minar o sistema de comando da aviação do inimigo. Espera-se que o primeiro lote dos Su-57 seja entregue à Força Aeroespacial da Rússia em 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas