Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Rússia inicia testes finais de seu mais novo navio de guerra

A mais nova corveta da Marinha russa, Gromky, construída para a Frota do Pacífico, entrou nas águas do golfo de Pedro para realizar os testes finais, que serão acompanhados pela aviação do Distrito Militar Oriental, disse a jornalistas o porta-voz da frota, Nikolai Voskresensky.


Sputnik

"A bordo do navio há especialistas do Estaleiro Naval de Amur, onde o navio de guerra foi construído; além de oficiais de departamentos e serviços da Frota do Pacífico […] operam helicópteros Ka-27, aviões antissubmarino Tu-142 e Il-38 da aviação naval da Frota do Pacífico para verificar as características técnicas da embarcação", informou Voskresensky.


Chegada da corveta Gromky a Vladivostok, Rússia, 31 de agosto de 2018
Corveta Gromky transportada no navio-doca © Sputnik / Vitaly Ankov

Segundo ele, nos testes, planeja-se a participação de aviões de combate da Força Aérea e de sistemas de defesa antiaérea do Distrito Militar Oriental.

Gromky é a segunda corveta do projeto 20380, construída especialmente para a Frota do Pacífico no âmbito do programa de rearmamento. O navio tem 104,5 metros de comprimento, 13 metros de largura, enquanto seu deslocamento completo é de 2,2 mil toneladas. A velocidade máxima pode atingir 27 nós.

Em agosto, a corveta Gromky foi transportada de Komsomolsk-no-Amur para Vladivostok para a fase final de testes.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas