Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

T-90A russo é considerado o tanque mais letal de todos por revista americana

O russo T-90A entrou liderando a lista dos cinco tanques mais letais de uma revista americana.


Sputnik

A revista divulgou uma lista dos cinco tanques mais mortais do planeta. A lista é composta por tanques da Alemanha, EUA, Israel, Reino Unido e da Rússia. Liderando o ranking está a Rússia com seu tanque T-90A.


Tanque T-90A
Tanque russo T-90A | Host photo agency

O tanque T-90A é o mais avançado das tropas russas e representa a última atualização do T-72, que foi utilizado como base para o surgimento do T-90A.

Dentre as características do veículo, uma das principais delas é o alto potencial de modernização que o blindado apresenta, além do seu sistema de controle de disparo, canhão e sistema de propulsão.

Além disso, os T-90 utilizam projéteis de produção soviética Svinets que possuem alta capacidade de perfurar blindagens. O veículo também é equipado com mísseis antitanque Invar.

A segunda posição da lista foi ocupada pelo tanque americano M1 Abrams, considerado o principal tanque americano, devido à combinação de poder de fogo, segurança e mobilidade. Entretanto, o tanque é pesado, dificultando capacidade de manobra.

O tanque americano é seguido pelo alemão Leopard 2, considerado um dos melhores tanques europeus devido à sua simplicidade de manuseio.

No quarto lugar surge o Merkava IV, destacado por ser um veículo forte e capaz de oferecer máxima proteção. Sua blindagem é híbrida e modular, o que pode impedir a perfuração por armas antitanque portáteis.

Concluindo a lista criada pela revista The National Interest, está o tanque Challenger 2. O tanque britânico é considerado o mais confiável do mundo. Além disso, o Challenger possui arma raiada de 120 mm, permitindo o disparo de munições de energia cinética e do tipo HESH.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas