Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Erdogan apresenta novo helicóptero turco

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, no seu discurso sobre o segundo plano de ações governamentais para cem dias, apresentou o novo helicóptero multifuncional turco T625 Gokbey.


Sputnik

No fim da apresentação, por trás de Erdogan se ergueu uma cortina que escondia o helicóptero.


 Helicóptero turco T625 Gokbey
Helicóptero turco T625 Gokbey | CC BY-SA 2.0 / ANNA ZVEREVA

"É o nosso helicóptero nacional Gokbey [Dono dos Céus]. Gostaram? Gostaram do nome também? Ele será o dono dos céus. Logo vamos começar sua produção em série", disse o presidente turco.

Pretende-se que a aeronave também ocupe seu lugar no mercado internacional devido a seu alto desempenho e ampla variedade de missões.

O desenvolvimento do helicóptero bimotor multifuncional T625 tem decorrido na Turquia desde 2013. O helicóptero, desenvolvido pela empresa Indústria Aeroespacial Turca (TAI) em cooperação com o Secretariado da Indústria de Defesa turca, se destina a transportar brigadas de emergência médica, efetuar operações de busca e resgate e missões de combate a incêndios em regimes diurno e noturno e em condições meteorológicas adversas.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas