Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Os mísseis russos que se tornaram alvo de disputa entre EUA e Turquia

A Turquia, dona do segundo maior Exército entre os 29 países que compõem a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), está prestes a adquirir mísseis antiaéreos S-400.
BBC News Brasil

Os S-400 são os mísseis "terra-ar" mais avançados do mundo e se tornaram motivo de uma disputa entre Turquia e Estados Unidos que pode ameaçar a aliança militar das potências ocidentais.

Isso porque os S-400 são fabricados na Rússia, o principal rival da organização fundada em 1949 justamente para se opor à então União Soviética.

A insistência da Turquia em adquirir os mísseis russos irritou os Estados Unidos, que encaram a decisão como uma potencial ameaça para seus aviões de combate F-35, também em vias de serem comprados pelos turcos.
Troca de farpas

"Não ficaremos de braços cruzados enquanto os aliados da Otan compram armas dos nossos adversários", advertiu o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, durante um encontro organizado há poucos dias em Washington para celebrar o aniversár…

Erdogan apresenta novo helicóptero turco

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, no seu discurso sobre o segundo plano de ações governamentais para cem dias, apresentou o novo helicóptero multifuncional turco T625 Gokbey.


Sputnik

No fim da apresentação, por trás de Erdogan se ergueu uma cortina que escondia o helicóptero.


 Helicóptero turco T625 Gokbey
Helicóptero turco T625 Gokbey | CC BY-SA 2.0 / ANNA ZVEREVA

"É o nosso helicóptero nacional Gokbey [Dono dos Céus]. Gostaram? Gostaram do nome também? Ele será o dono dos céus. Logo vamos começar sua produção em série", disse o presidente turco.

Pretende-se que a aeronave também ocupe seu lugar no mercado internacional devido a seu alto desempenho e ampla variedade de missões.

O desenvolvimento do helicóptero bimotor multifuncional T625 tem decorrido na Turquia desde 2013. O helicóptero, desenvolvido pela empresa Indústria Aeroespacial Turca (TAI) em cooperação com o Secretariado da Indústria de Defesa turca, se destina a transportar brigadas de emergência médica, efetuar operações de busca e resgate e missões de combate a incêndios em regimes diurno e noturno e em condições meteorológicas adversas.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas