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Os mísseis russos que se tornaram alvo de disputa entre EUA e Turquia

A Turquia, dona do segundo maior Exército entre os 29 países que compõem a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), está prestes a adquirir mísseis antiaéreos S-400.
BBC News Brasil

Os S-400 são os mísseis "terra-ar" mais avançados do mundo e se tornaram motivo de uma disputa entre Turquia e Estados Unidos que pode ameaçar a aliança militar das potências ocidentais.

Isso porque os S-400 são fabricados na Rússia, o principal rival da organização fundada em 1949 justamente para se opor à então União Soviética.

A insistência da Turquia em adquirir os mísseis russos irritou os Estados Unidos, que encaram a decisão como uma potencial ameaça para seus aviões de combate F-35, também em vias de serem comprados pelos turcos.
Troca de farpas

"Não ficaremos de braços cruzados enquanto os aliados da Otan compram armas dos nossos adversários", advertiu o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, durante um encontro organizado há poucos dias em Washington para celebrar o aniversár…

EUA buscam tecnologia avançada para veículos hipersônicos

A Agência de Projetos Avançados de Defesa dos EUA (DARPA) precisa de engenheiros que desenvolvam materiais inovadores para a fabricação de veículos hipersônicos que não sobreaqueçam em voos que superam mais de 5 vezes a velocidade do som.


Sputnik

Em comunicado divulgado no começo deste mês, a DARPA observou que os veículos hipersônicos que voam na atmosfera a "velocidades incrivelmente altas" criam "intenso atrito com o ar circundante", o que produz calor nas bordas anteriores das asas (as que primeiro entram em contato com o ar) ou nas partes dianteiras dos veículos.


Avião hipersônico norte-americano X-51A (ilustração conceptual)
X-51A dos EUA | CC0 / Wikimedia/ Força Aérea dos EUA

"Desenvolver estruturas que possam resistir a temperaturas e a velocidades tão altas é um desafio técnico, principalmente para as bordas de ataque, que suportam o impacto do calor", observa o comunicado.

Para encontrar uma solução, a DARPA anunciou recentemente um novo programa: Arquiteturas de Materiais e Caracterização para Veículos Hipersônicos (MACH). A apresentação inicial do programa, cujo objetivo é desenvolver novas soluções de design e materiais para "bordas de direção agudas e com formato estável para veículos hipersônicos", será realizada no dia 22 de janeiro em Arlington, no estado norte-americano da Virgínia, onde as empresas interessadas em participar da iniciativa poderão saber mais sobre o projeto.

"Durante décadas, as pessoas estudaram o resfriamento das bordas quentes dos veículos hipersônicos, mas não conseguiram demonstrar conceitos práticos durante o voo", especificou Bill Carter, gerente de programas do Departamento de Ciências da Defesa da DARPA, no comunicado à imprensa.

Segundo ele, o principal objetivo é desenvolver arquiteturas de materiais escaláveis que permitam o transporte de massa se espalhar e repelir o calor.

"Nos últimos anos, temos visto avanços na engenharia térmica e na manufatura que podem permitir o desenvolvimento e a fabricação de arquiteturas muito complexas que não eram possíveis no passado", acrescentou.

De acordo com a DARPA, o programa MACH consistirá em duas áreas técnicas. A primeira se concentrará no desenvolvimento de sistemas de gerenciamento térmico que resfriam as bordas das asas através do que eles chamam de "design térmico avançado", enquanto a segunda se concentrará no desenvolvimento de novos revestimentos e materiais de alta temperatura para veículos hipersônicos que não exigem resfriamento imediato devido à natureza dos materiais.

No entanto, não foram fornecidas informações complementares relativas a esses materiais.

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