Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Chefe da ONU diz que é essencial evitar escalada de tensões no Irã

O chefe da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, alertou neste domingo que é essencial evitar “qualquer forma de escalada” das tensões no Golfo, em meio a temores de um conflito após a derrubada de um drone norte-americano pelo Irã na semana passada.
Por Catarina Demony | Reuters

LISBOA (Reuters) - “O mundo não pode permitir um grande confronto no Golfo”, disse Guterres, nos bastidores da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, em Lisboa . “Todos devem manter nervos de aço.”

Na quinta-feira, um míssil iraniano destruiu um drone de vigilância dos EUA, em um incidente que o governo norte-americano disse que aconteceu no espaço aéreo internacional.

Trump disse mais tarde que ordenou o cancelamento de um ataque militar em retaliação pela ação que poderia ter resultado em 150 mortes.

Teerã repetiu no sábado que o drone foi abatido sobre seu território e disse que responderia com firmeza a qualquer ameaça dos EUA.

Os comentários de Guterres vêm um dia depois…

Premiê: 'Armêmia não tem planos de se tornar membro da OTAN'

O primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, disse nestaa segunda-feira que seu país não tem planos de ingressar na Otan.


Sputnik

"Não temos planos de sermos membros da OTAN", disse Pashinyan a repórteres.


Resultado de imagem para Nikol Pashinyan
Primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan | Reprodução

O anúncio de Pashinyan ocorre após a aliança My Step, do primeiro-ministro, ter vencido as eleições parlamentares do domingo, com mais de 70% dos votos.

A Armênia está em desacordo há décadas com o Azerbaijão em relação ao controle de Nagorno-Karabakh, região majoritariamente ocupada por armênios étnicos que declararam guerra a Baku em 1991 por independência. A União Europeia ficou do lado do Azerbaijão ao não reconhecer a independência da região. No entanto, a mesma UE apoiou a ascensão de Pashinyan ao poder e prometeu à nação "apoio concreto" às reformas, inclusive através de assistência técnica e financeira.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas