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Análise: Brasil poderia se tornar 'vigilante' dos EUA na América Latina

O presidente norte-americano, Donald Trump, referiu a possibilidade de entrada do Brasil na OTAN. O analista russo Pavel Feldman avaliou a possibilidade de entrada do Brasil na aliança, bem como que papel poderia desempenhar o Brasil no conflito na Venezuela.
Sputnik

Durante a visita oficial do presidente do Brasil Jair Bolsonaro aos EUA, foram discutidos os assuntos internacionais mais importantes, entre eles a cooperação bilateral entre os EUA e o Brasil e a situação na Venezuela.


Uma das declarações mais sensacionais foi a possibilidade de entrada do Brasil na OTAN, referida pelo presidente dos EUA Donald Trump.

O vice-diretor do Instituto de Estudos Estratégicos e Prognósticos da Universidade Russa da Amizade dos Povos, Pavel Feldman, revelou em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik que os EUA são apenas um dos países da OTAN, há outros países cuja opinião deveria ser levada em conta nesse assunto.

Segundo ele, se o Brasil aderir à OTAN ele vai desempenhar o papel de vigilante d…

Preocupações críticas de segurança com o projeto da fragata F100

Investigadores sondando o incidente de 8 de novembro que levou ao naufrágio da fragata norueguesa KNM Helge Ingstad após uma colisão com o petroleiro Sola TS identificaram questões críticas de segurança relacionadas aos compartimentos estanques ​​da fragata que requerem atenção imediata.


Poder Naval

O Conselho de Investigação de Acidentes da Noruega (AIBN) diz que deve ser assumido que as questões também se aplicam às outras quatro fragatas classe “Nansen” da Noruega e que “não se pode excluir que o mesmo se aplique a navios com um projeto similar entregue pela Navantia ou que o conceito de projeto continua a ser usado para modelos de vasos semelhantes.”

KNM Helge Ingstad
Fragata KNM Helge Ingstad da classe “Nansen”

As fragatas da classe Nansen baseiam-se na fragata da classe “Álvaro de Bazán” da Navantia, classe F100, que também serviu de base para o destróier da classe Hobart da Austrália e é a embarcação mãe de um projeto na disputa pelo programa FFG(X) da Marinha dos EUA.

A AIBN afirma que supõe que suas descobertas não estão em conformidade com o padrão de estabilidade de danos exigido para as fragatas da classe “Nansen”.

“Para começar”, diz AIBN, “as inundações ocorreram em três compartimentos estanques a bordo da KNM Helge Ingstad: o compartimento do gerador de popa, os alojamentos da tripulação e o paiol de manutenção. Havia alguma incerteza se o compartimento da máquina do leme também foi alagado. Além disso, a tripulação, apoiada pelos documentos de estabilidade da embarcação, avaliou a mesma como tendo um status de “baixa estabilidade”, mas que poderia ser mantida em funcionamento. Se mais compartimentos fossem inundados, o status seria avaliado como ‘navio perdido’ por conta de perda adicional de estabilidade.


Rombo no casco da fragata norueguesa
Rombo no casco da fragata norueguesa

“Em seguida, a tripulação descobriu que a água da compartimento do gerador de popa estava correndo para o compartimento de engrenagens através dos eixos ocos da hélice e que ele estava alagando rapidamente. A partir do compartimento de engrenagens, a água correu e inundou a popa e compartimentos de motores de vante e de ré através das “stuffing box” nas anteparas. Isso significava que a inundação se tornou substancialmente mais extensa do que o indicado pelo dano original. Com base na inundação do compartimento de máquinas, foi decidido se preparar para a evacuação.”

A AIBN emitiu as duas recomendações a seguir:

Recomendação de segurança provisória MARINE Nº 2018/01

O Conselho de Investigação de Acidentes da Noruega recomenda que a Agência Norueguesa de Materiais de Defesa, em cooperação com a Marinha da Noruega e a Autoridade de Segurança de Material das Forças Armadas da Noruega (NAFMSA), conduzam investigações sobre as questões identificadas durante a investigação inicial e implementem medidas necessárias para tratar da segurança.

Recomendação de segurança provisória MARINE Nº 2018/02

O Conselho de Investigação de Acidentes da Noruega recomenda que a Navantia, o projetista da embarcação, conduza investigações sobre os problemas identificados durante essa investigação inicial e verifique se esta também é uma questão relacionada a outras embarcações. Além disso, que a Navantia publique uma notificação aos estaleiros, proprietários e operadores de construção naval, aconselhando sobre as medidas necessárias para abordar a segurança.


Fragata KNM Helge Ingstad
Fragata KNM Helge Ingstad

Você pode baixar as recomendações de segurança da AIBN aqui

Você pode baixar o relatório preliminar da AIBN sobre a colisão aqui

FONTE: Marine Log

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