Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Marinha do Brasil prevê inaugurar estação na Antártica em 2020, oito anos após incêndio

Obra é executada por uma empresa chinesa e, segundo a Marinha, se aproxima do final. Incêndio em 2012 destruiu estação, e dois militares morreram.
Por Guilherme Mazui | G1 — Brasília

Passados sete anos desde o incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, a Marinha prevê inaugurar a nova estação em março de 2020.

Executada pela empresa chinesa Ceiec, a obra se aproxima do final, segundo a Marinha, que prevê concluir as obras civis e a instalação de máquinas e mobiliário até 31 de março, iniciando um período de testes do complexo científico até março de 2020. Após os testes, a estação poderá receber militares e pesquisadores.

"A previsão de inauguração é março de 2020, quando os pesquisadores e o Grupo-Base [de militares] deverão ocupar em definitivo as instalações da nova Estação Antártica Comandante Ferraz", informou a Marinha ao G1.

Com investimento de US$ 99,6 milhões, o complexo receberá profissionais que atuam no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), criad…

Rússia confirma reunião com representantes turcos para discutir situação na Síria

A Rússia está trabalhando para a realização de uma reunião em Moscou com a delegação turca para discutir a situação na Síria, disse o Ministério das Relações Exteriores russo nesta quarta-feira (26).


Sputnik

No início do dia, Omer Celik, porta-voz do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) da Turquia, disse que uma delegação turca visitará Moscou no dia 29 de dezembro para discutir a operação de Ancara no leste do Eufrates e a retirada das tropas norte-americanas da Síria.


Aviões da Força Aeroespacial da Rússia na base de Hmeymim, Síria
Base russa na Síria © Foto: Ministério da Defesa da Rússia

O porta-voz do AKP acrescentou que a delegação incluiria o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, o ministro da Defesa, Hulusi Akar, e o chefe da inteligência nacional, Hakan Fidan.

"A reunião com a delegação representativa turca está sendo elaborada. Espera-se que contatos de alto nível sobre a situação na Síria possam ser realizados em Moscou em um futuro próximo", disse o Departamento de Informação e Imprensa do ministério.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou na terça-feira sua intenção de visitar Moscou nos próximos dias e se reunir com o líder russo Vladimir Putin. Segundo o presidente turco, uma delegação de Ancara vai manter conversações em Moscou antes de sua visita.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas