Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Avaliada na Ucrânia possibilidade de início de guerra contra Rússia

Um militar aposentado ucraniano comentou uma possível guerra entre os dois países e indicou a única possibilidade de combates reais de grande escala serem desencadeados.


Sputnik

A possibilidade de guerra entre Rússia e Ucrânia se iniciar é mínima, afirmou o tenente-general aposentado dos serviços especiais ucranianos, Vasily Bogdan.


Soldados ucranianos sobre o veículo blindado no Leste da Ucrânia
Tropas ucranianas © AFP 2018 / ALEXANDER KHUDOTEPLY

Em entrevista ao jornal Fakty, o militar aposentado assegurou que não haverá nenhuma guerra entre os dois países antes de as eleições presidenciais na Ucrânia. De acordo com ele, o Kremlin espera que o rumo político de Kiev mude. No entanto, mesmo após as eleições e independentemente de seus resultados, uma guerra de grande escala não será desencadeada, acrescenta.

Na opinião do general, combates sérios acontecerão somente se as tropas russas decidirem atacar.

Ao mesmo tempo, ele acrescentou que o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia está pensando na possibilidade de efetuar operações militares para recuperar Donbass.

As eleições presidenciais na Ucrânia estão marcadas para o dia 31 de março deste ano. A pré-eleição dos candidatos foi iniciada em 31 de dezembro, e no mesmo dia começaram companha eleitoral e registro dos interessados à presidência do país.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas