Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Avião que conduzia Rodrigo Maia a Cabo Verde retorna a Brasília após 'questões técnicas', diz FAB

Força Aérea não detalhou o que aconteceu, mas disse que segurança dos passageiros não foi afetada. Segundo a Câmara, um vidro do avião trincou; Maia cancelou agenda no país.


Por Fernanda Vivas | TV Globo — Brasília

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta quinta-feira (10) que o avião que conduzia o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a Cabo Verde teve de retornar a Brasília em razão de "questões técnicas".

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) — Foto: Alex Ferreira / Agência Brasil
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) — Foto: Alex Ferreira / Agência Brasil

A FAB não detalhou o que aconteceu com a aeronave, mas acrescentou que a segurança dos passageiros não foi afetada.

Segundo a assessoria da Câmara, um vidro do avião trincou e, com o retorno ao Brasil, Maia cancelou a agenda em Cabo Verde.

"A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportava o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, retornou a Brasília (DF), às 18h30, desta quinta-feira (10/01), devido a questões técnicas. O voo com destino a Cabo Verde decolou da capital federal às 16h. Em nenhum momento do voo a segurança dos passageiros foi afetada. A FAB disponibilizou outra aeronave para efetuar o voo", informou a FAB.

Agenda em Cabo Verde

Rodrigo Maia participaria nesta sexta (11) da 8ª Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Além dos compromissos relativos à assembleia, o presidente da Câmara também iria se encontrar com o presidente do país, Jorge Carlos Fonseca.

De acordo com a assessoria da Câmara, Rodrigo Maia ficará em Brasília nesta sexta-feira, sem compromissos públicos.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas