Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Caça da Força Aérea da Índia sofre queda no norte do país, diz mídia

Um caça Jaguar da Força Aérea da Índia caiu na cidade de Kushinagar, estado de Uttar Pradesh (norte do país), informou o jornal Times of India.


Sputnik

O avião levantou voo da cidade de Gorakhpur para missão rotineira. Segundo a mídia, o piloto conseguiu se ejetar do caça e, com ajuda de paraquedas, aterrissar em segurança.


Caça Jaguar da Força Aérea da Índia
SEPECAT Jaguar indiano © AFP 2018 / PRAKASH SINGH

A causa da queda ainda não foi revelada. Uma comissão investigativa foi encarregada para analisar o acidente.

Um vídeo, filmado no local do acidente, mostra escombros flamejantes e uma grande multidão de testemunhas.

"Nesta manhã, um avião Jaguar caiu quando estava levantando voo de Gorakhpur para uma missão rotineira. O piloto se ejetou com segurança. Uma comissão investigativa foi encarregada para analisar o acidente", lê-se no comunicado da Força Aérea da Índia.

Jaguar é um caça de ataque ao solo de dois motores, projetado e desenvolvido pelas empresas BAC (hoje BAE) inglesa e a Breguet francesa (hoje faz parte da Dassault) nos anos 1960. A Índia começou a usar esses caças em 1979.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas