Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Destróier dos EUA passa perto de ilhas disputadas no mar do Sul da China

O navio de guerra da Marinha dos EUA mais uma vez navegou nas proximidades das ilhas Paracel, que são disputadas no mar do Sul da China, comunicou a mídia estadunidense.


Sputnik

Segundo informou o porta-voz da Frota do Pacífico dos EUA, Rachel McMarr, citado pelo Wall Street Journal, a operação americana não é contra qualquer país nem ao menos tem um pretexto político.


Destróier norte-americano USS McCampbell
USS McCampbell | CC BY-SA 2.0 / Naval Surface Warriors / 170310-N-DZ075-0027

De acordo com McMarr, o destróier de mísseis McCampbell passou a 12 milhas náuticas (cerca de 22 quilômetros) das ilhas disputadas em "operação para garantir a liberdade de navegação" e em resposta às "exigências marítimas" excessivas de Pequim.

Anteriormente, a China apelou para que os Estados Unidos parem de enviar navios e aviões a ilhas disputadas, que são consideradas por Pequim como parte de seu território.

As ilhas Spratly e as ilhas Paracel estão entre os territórios mais disputados. Pequim, Taiwan, Vietnã, Malásia e Filipinas reivindicaram partes das Spratly, enquanto Pequim, Taiwan e Vietnã disputam a soberania sobre as Paracel. A China exerce controle de fato sobre as Paracel desde 1974.

Os EUA há muito que se mostram alarmados com a construção de postos avançados e instalações militares chinesas em ilhas artificiais no mar do Sul da China, mas as ações costumam se restringir a denúncias internacionais e advertências verbais. Entretanto, os navios da Marinha dos EUA realizam operações de "liberdade de navegação" nessas áreas, e os bombardeiros da Força Aérea dos EUA por vezes realizam voos sobre o mar do Sul da China.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas