Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

EUA e Rússia revivem a Guerra Fria no Oriente Médio com duas cúpulas

Reuniões paralelas, na Polônia e na Rússia, representaram a revitalização do rompimento entre as potências sobre o Irã, a guerra na Síria e o conflito entre Israel e a Palestina
Juan Carlos Sanz e María R. Sahuquillo | El País
Sochi / Jerusalém - Em 1991, a Conferência de Madri estabeleceu um modelo para o diálogo multilateral no Oriente Médio após o fim da Guerra Fria, que havia colocado Washington contra Moscou na disputa pela hegemonia em uma região estratégica. Transcorridos mais de 27 anos, dois conclaves paralelos representaram nesta quinta-feira em Varsóvia (Polônia) e Sochi (Rússia) a revitalização do rompimento entre as potências sobre o Irã, a guerra na Síria e o conflito israelo-palestino. Os Estados Unidos e a Rússia, copresidentes em Madri em 1991, já não atuam mais como mediadores para aliviar as tensões e, mais uma vez, assumem um lado entre as partes conflitantes.

No fórum da capital polonesa, a diplomacia dos EUA chegou a um impasse ao reunir mais de 60 países em uma reu…

Embaixadas confirmam morte de britânico e americano em ataque em Nairóbi

Um britânico e um americano estão entre as 14 vítimas mortais do ataque cometido ontem a um luxuoso complexo hoteleiro de Nairóbi, informaram nesta quarta-feira as embaixadas de ambas as vítimas mortais.


EFE

Nairóbi - "Lamento confirmar que acreditamos que pelo menos um cidadão britânico foi assassinado no ataque. Estamos dando todo o apoio à família e amigos neste momento difícil", disse o embaixador britânico, Nic Haley, em mensagem gravada e divulgada em sua conta do Twitter.


EFE/ Dai Kurokawa
EFE/ Dai Kurokawa

Da mesma maneira se expressou o diplomata americano, Bob Godec, ao confirmar a morte de um homem americano.

"Estamos dando assistência à família da vítima e a outros cidadãos americanos que foram afetados", afirmou Godec nessa mesma rede social.

Ambas as embaixadas informaram que apoiaram as autoridades quenianas durante o ataque, que começou ontem por volta das 15h local (9h, em Brasília) e acabou hoje por volta das 9h30 local (3h30, em Brasília) com a morte de todos os envolvidos e de 14 das vítimas, segundo o Governo.

O ataque foi realizado com o uso de explosivos, rifles de assalto e um terrorista suicida no complexo localixado na rua 14 Riverside no bairro de Westlands, onde estão vários negócios e restaurantes e o luxuoso hotel DusitD2, um lugar frequentado por homens de negócios e onde empresas e organismos realizam diariamente conferências e reuniões.

Os trabalhos de resgate e recuperação de corpos ainda seguem em andamento.

O grupo jihadista Al Shabab reivindicou ontem a autoria do ataque.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas