Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

EUA e Rússia revivem a Guerra Fria no Oriente Médio com duas cúpulas

Reuniões paralelas, na Polônia e na Rússia, representaram a revitalização do rompimento entre as potências sobre o Irã, a guerra na Síria e o conflito entre Israel e a Palestina
Juan Carlos Sanz e María R. Sahuquillo | El País
Sochi / Jerusalém - Em 1991, a Conferência de Madri estabeleceu um modelo para o diálogo multilateral no Oriente Médio após o fim da Guerra Fria, que havia colocado Washington contra Moscou na disputa pela hegemonia em uma região estratégica. Transcorridos mais de 27 anos, dois conclaves paralelos representaram nesta quinta-feira em Varsóvia (Polônia) e Sochi (Rússia) a revitalização do rompimento entre as potências sobre o Irã, a guerra na Síria e o conflito israelo-palestino. Os Estados Unidos e a Rússia, copresidentes em Madri em 1991, já não atuam mais como mediadores para aliviar as tensões e, mais uma vez, assumem um lado entre as partes conflitantes.

No fórum da capital polonesa, a diplomacia dos EUA chegou a um impasse ao reunir mais de 60 países em uma reu…

EUA e Austrália iniciam manobras antissubmarino nas proximidades de Guam

Segundo o Pentágono, Austrália e EUA deram início a manobras navais anuais, conhecidas como Dragão do Mar, no Pacífico Ocidental.


Sputnik

As manobras visam aperfeiçoar capacidades e elevar a letalidade em uma eventual guerra antissubmarino, segundo o capitão-tenente Korhan Orgun.


Resultado de imagem para p-8 poseidon
Boeing P-8 Poseidon | Reprodução


Além disso, as manobras estão voltadas para a batalha antissubmarino (ASW), sendo assim, as manobras contarão com quatro aeronaves P-8A dos EUA e Austrália, que realizarão voos operacionais, contando com o apoio do Centro de Operações Táticas Móveis.

Durante a realização das manobras, será simulada uma situação de batalha antissubmarino e outros alvos, utilizando o submarino de ataque de classe Los Angeles.

Segundo o comunicado, o exercício Dragão do Mar ocorrerá até o dia 25 de janeiro, na base da Força Aérea Andersen, em Guam.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas