Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Marinha do Brasil prevê inaugurar estação na Antártica em 2020, oito anos após incêndio

Obra é executada por uma empresa chinesa e, segundo a Marinha, se aproxima do final. Incêndio em 2012 destruiu estação, e dois militares morreram.
Por Guilherme Mazui | G1 — Brasília

Passados sete anos desde o incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, a Marinha prevê inaugurar a nova estação em março de 2020.

Executada pela empresa chinesa Ceiec, a obra se aproxima do final, segundo a Marinha, que prevê concluir as obras civis e a instalação de máquinas e mobiliário até 31 de março, iniciando um período de testes do complexo científico até março de 2020. Após os testes, a estação poderá receber militares e pesquisadores.

"A previsão de inauguração é março de 2020, quando os pesquisadores e o Grupo-Base [de militares] deverão ocupar em definitivo as instalações da nova Estação Antártica Comandante Ferraz", informou a Marinha ao G1.

Com investimento de US$ 99,6 milhões, o complexo receberá profissionais que atuam no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), criad…

EUA pretendem enviar navios de guerra ao Ártico

O secretário da Marinha dos EUA, Richard Spencer, declarou que Washington pretende enviar navios militares ao Ártico em meados deste ano, quando for verão nessa região, para verificar seu desempenho em altas latitudes, relata o portal USNI News.


Sputnik

Em outubro de 2018, o USS Harry S. Truman se tornou o primeiro porta-aviões norte-americano a cruzar o Círculo Polar Ártico em 27 anos. A sua viagem fez parte dos exercícios Trident Juncture da OTAN na Noruega. A Aliança declarou abertamente que o objetivo principal era testar a eficácia de combate das tropas em climas frios e treinar a transferência de grandes agrupamentos militares.


Porta-aviões americano USS Harry S. Truman
USS Harry S. Truman | CC BY 2.0 / Marinha dos EUA / Marinha dos EUA

Segundo a publicação, durante os exercícios o USS Harry S. Truman não experimentou nenhumas dificuldades, no entanto, os navios da escolta não tiveram um bom desempenho.

Spencer observa que os navios da classe Ticonderoga foram a última classe de navios norte-americanos equipados com sistemas a vapor para remoção do gelo. Os navios mais modernos não dispõem dessa função.

O secretário da Marinha dos EUA apelou à OTAN para elevar seus requisitos para a condução de operações no Ártico.

Além disso, ele se referiu ironicamente à atividade da Rússia na região. O Kremlin sublinhou repetidamente que as atividades dos navios russos são realizadas com objetivos de pesquisa e para operações de resgate.

"Acho que também devemos ir lá para procurar operações de busca e resgate", disse.

Posteriormente, ele explicou que isso foi um comentário irônico e que o verdadeiro propósito dos EUA é garantir a liberdade de navegação.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, já havia alertado sobre possíveis conflitos no Ártico. A mídia alemã também escreveu que as ações dos EUA para "garantir a liberdade da navegação marítima" serão conduzidas em regiões reivindicadas pela Rússia, o que pode levar a um novo "incidente de Kerch".

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas