Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Trump diz que 'certamente' entraria em guerra com o Irã, mas 'não agora'

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que consideraria uma ação militar contra o Irã para impedir que a República Islâmica consiga armas nucleares. A briga entre Teerã e Washington aumentou depois que os EUA acusaram o Irã de atacar dois petroleiros.
Sputnik

"Eu certamente vou considerar as armas nucleares", disse Trump à revista Time na terça-feira, quando perguntado sobre o que poderia levá-lo a declarar guerra ao Irã. "E eu manteria o outro um ponto de interrogação".

A reportagem não especificou se o presidente elaborou o cenário de lançar um conflito armado de pleno direito com a República Islâmica sobre seu programa nuclear. Quando um repórter perguntou a Trump se ele estava considerando uma ação militar contra o Irã agora, ele respondeu: "Eu não diria isso. Eu não posso dizer isso".

Seus comentários foram feitos um dia depois de o Pentágono ter enviado 1.000 soldados extras para o Oriente Médio "para fins defensivos".

Os Estados Unidos cu…

EUA pretendem posicionar lançadores múltiplos de foguetes no Japão, diz imprensa

Os EUA planejam implantar o sistema lançador múltiplo de foguetes de alta mobilidade (HIMARS) na província japonesa de Okinawa e realizar os primeiros testes ainda neste ano, relata o jornal Sankei Shimbun.


Sputnik

Segundo o jornal, os sistemas podem disparar mísseis balísticos ATACMS (mísseis táticos do Exército dos EUA) capazes de atacar alvos terrestres ou marítimos em um raio de 300 quilômetros, o que supera o alcance dos atuais sistemas japoneses.


Lançadores múltiplos de foguetes HIMARS dos EUA
Lançadores de múltiplos foguetes HIMARS dos EUA © AFP 2018 / Ted Aljibe

O principal objetivo da implantação destes armamentos é a neutralização da China, que pode navegar ao longo de algumas ilhas japonesas sem entrar na zona de cobertura do sistema de defesa do Japão, escreve a publicação.

Os sistemas HIMARS, montados em caminhões militares, possuem alto grau de mobilidade e podem ser transportados por via aérea para locais remotos. Depois de efetuarem operações rápidas, eles são facilmente levados de volta ao seu ponto de partida.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas