Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Putin ameaça retaliar se EUA instalarem mísseis na Europa

Em seu discurso sobre o estado da nação, presidente russo faz ataques a Washington e promete apontar seu arsenal para os Estados Unidos e para o continente europeu se mísseis americanos atravessarem o Atlântico.
Deutsch Welle

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta quarta-feira (20/02) que seu país responderá a um possível envio de mísseis americanos à Europa, fazendo com que não apenas os países que receberem esses armamentos se tornem alvos, mas também os Estados Unidos.


Em seu discurso anual sobre o estado da nação em Moscou, Putin elevou o tom ao comentar uma nova e potencial corrida armamentista. Ele afirmou que a reação russa a um possível envio seria rigorosa e que as autoridades em Washington – algumas das quais estariam obcecadas com o "excepcionalismo" americano – deveriam calcular os riscos antes de tomar qualquer medida.

"É o direito deles de pensar da forma que quiserem. Mas eles sabem fazer cálculos? Tenho certeza que sabem. Deixemos que eles cal…

EUA pretendem posicionar lançadores múltiplos de foguetes no Japão, diz imprensa

Os EUA planejam implantar o sistema lançador múltiplo de foguetes de alta mobilidade (HIMARS) na província japonesa de Okinawa e realizar os primeiros testes ainda neste ano, relata o jornal Sankei Shimbun.


Sputnik

Segundo o jornal, os sistemas podem disparar mísseis balísticos ATACMS (mísseis táticos do Exército dos EUA) capazes de atacar alvos terrestres ou marítimos em um raio de 300 quilômetros, o que supera o alcance dos atuais sistemas japoneses.


Lançadores múltiplos de foguetes HIMARS dos EUA
Lançadores de múltiplos foguetes HIMARS dos EUA © AFP 2018 / Ted Aljibe

O principal objetivo da implantação destes armamentos é a neutralização da China, que pode navegar ao longo de algumas ilhas japonesas sem entrar na zona de cobertura do sistema de defesa do Japão, escreve a publicação.

Os sistemas HIMARS, montados em caminhões militares, possuem alto grau de mobilidade e podem ser transportados por via aérea para locais remotos. Depois de efetuarem operações rápidas, eles são facilmente levados de volta ao seu ponto de partida.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas