Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Exército israelense declara ter interceptado míssil lançado da Síria

Os militares israelenses interceptaram um míssil lançado contra a parte das Colinas de Golã controlada por Israel, na fronteira com a Síria, informou o serviço de imprensa do exército israelense.


Sputnik

"Ainda há pouco, um míssil lançado contra a parte norte das Colinas de Golã foi interceptado pelo sistema de defesa antiaérea Cúpula de Ferro", lê-se no comunicado.


Um foguete foi disparado no norte das Colinas de Golan e foi interceptado pelo Sistema de Defesa Aérea do Iron Dome | Israel Defense Forces

O comunicado foi publicado logo após a Síria ter anunciado a intercepção de um ataque aéreo de Israel contra o sul do país.

Anteriormente, a televisão estatal síria informou que os sistemas de defesa antiaérea da Síria repeliram um ataque de Israel contra o sul do país.

Israel ocupou as Colinas de Golã durante a Guerra dos Seis Dias com a Síria em 1967 e anexou o território em 1981.

Desde então, a soberania sobre a área tem sido o principal tema nas discussões sobre os direitos territoriais de Israel na região. Antes da guerra, a área pertencia à Síria e hoje a ONU a considera "território ocupado", enquanto Israel a define como "território disputado".

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas