Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Governo Bolsonaro não deve instalar base militar dos EUA no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro não deve autorizar a instalação de base militar dos EUA no Brasil, afirmaram ao blog fontes da área militar do governo, nesta terça-feira (8).


Por Andréia Sadi e Guilherme Mazui | G1

Ao SBT, na semana passada, Bolsonaro defendeu uma parceria bélica com os EUA. "A questão física pode ser até simbólica, hoje em dia o poderio das forças armadas americana, soviética, chinesa, alcança o mundo todo, independente de base. Agora, de acordo com o que estiver acontecendo no mundo, quem sabe vamos discutir essa questão no futuro", afirmou o presidente.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante audiência com Mike Pompeo, Secretário de Estado dos EUA, na semana passada — Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República
O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante audiência com Mike Pompeo, Secretário de Estado dos EUA, na semana passada — Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

Em rápida entrevista à imprensa nesta terça-feira (8), no Palácio do Planalto, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, disse que Bolsonaro "nunca falou disso".

"Ele me disse que nunca falou disso. Comentário quando falaram de base russa. Aí saiu este assunto 'de repente uma base americana'. Não tem nada. Ele não falou nada disso. Ele falou comigo que não falou nada disso, fizeram um auê disso aí", disse o ministro.

O presidente já disse, de forma reservada a auxiliares, que não acontecerá no mandato dele.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas