Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Putin ameaça retaliar se EUA instalarem mísseis na Europa

Em seu discurso sobre o estado da nação, presidente russo faz ataques a Washington e promete apontar seu arsenal para os Estados Unidos e para o continente europeu se mísseis americanos atravessarem o Atlântico.
Deutsch Welle

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta quarta-feira (20/02) que seu país responderá a um possível envio de mísseis americanos à Europa, fazendo com que não apenas os países que receberem esses armamentos se tornem alvos, mas também os Estados Unidos.


Em seu discurso anual sobre o estado da nação em Moscou, Putin elevou o tom ao comentar uma nova e potencial corrida armamentista. Ele afirmou que a reação russa a um possível envio seria rigorosa e que as autoridades em Washington – algumas das quais estariam obcecadas com o "excepcionalismo" americano – deveriam calcular os riscos antes de tomar qualquer medida.

"É o direito deles de pensar da forma que quiserem. Mas eles sabem fazer cálculos? Tenho certeza que sabem. Deixemos que eles cal…

Governo Bolsonaro não deve instalar base militar dos EUA no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro não deve autorizar a instalação de base militar dos EUA no Brasil, afirmaram ao blog fontes da área militar do governo, nesta terça-feira (8).


Por Andréia Sadi e Guilherme Mazui | G1

Ao SBT, na semana passada, Bolsonaro defendeu uma parceria bélica com os EUA. "A questão física pode ser até simbólica, hoje em dia o poderio das forças armadas americana, soviética, chinesa, alcança o mundo todo, independente de base. Agora, de acordo com o que estiver acontecendo no mundo, quem sabe vamos discutir essa questão no futuro", afirmou o presidente.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante audiência com Mike Pompeo, Secretário de Estado dos EUA, na semana passada — Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República
O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante audiência com Mike Pompeo, Secretário de Estado dos EUA, na semana passada — Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

Em rápida entrevista à imprensa nesta terça-feira (8), no Palácio do Planalto, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, disse que Bolsonaro "nunca falou disso".

"Ele me disse que nunca falou disso. Comentário quando falaram de base russa. Aí saiu este assunto 'de repente uma base americana'. Não tem nada. Ele não falou nada disso. Ele falou comigo que não falou nada disso, fizeram um auê disso aí", disse o ministro.

O presidente já disse, de forma reservada a auxiliares, que não acontecerá no mandato dele.


Comentários

Postagens mais visitadas