Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Os mísseis russos que se tornaram alvo de disputa entre EUA e Turquia

A Turquia, dona do segundo maior Exército entre os 29 países que compõem a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), está prestes a adquirir mísseis antiaéreos S-400.
BBC News Brasil

Os S-400 são os mísseis "terra-ar" mais avançados do mundo e se tornaram motivo de uma disputa entre Turquia e Estados Unidos que pode ameaçar a aliança militar das potências ocidentais.

Isso porque os S-400 são fabricados na Rússia, o principal rival da organização fundada em 1949 justamente para se opor à então União Soviética.

A insistência da Turquia em adquirir os mísseis russos irritou os Estados Unidos, que encaram a decisão como uma potencial ameaça para seus aviões de combate F-35, também em vias de serem comprados pelos turcos.
Troca de farpas

"Não ficaremos de braços cruzados enquanto os aliados da Otan compram armas dos nossos adversários", advertiu o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, durante um encontro organizado há poucos dias em Washington para celebrar o aniversár…

Há 45 anos, acontecia o ‘flight zero’ do YF-16

No vídeo abaixo, o piloto Phil Oestricher conta como foi o “flight zero” do protótipo YF-16 que quase acabou em acidente, em 20 de janeiro de 1974.


Poder Aéreo

Durante o teste de táxi em alta velocidade, o piloto de testes da General Dynamics decidiu decolar para evitar a destruição da máquina e aterrissou em segurança seis minutos depois.



O simulador que Oestricher tinha treinado não retratava adequadamente as forças do manche, e ele não soube avaliar quanto de aileron estava comandando. Após a corrida de decolagem, o YF-16 mal podia ser controlado, e Oestricher decidiu que seria mais seguro voar.

O estabilizador horizontal direito foi avariado neste primeiro voo inadvertido do YF-16. Ele foi substituído em cerca de três dias, durante os quais o sistema de controle de voo foi ajustado para compensar os comandos excessivamente sensíveis do manche durante a decolagem.

O piloto de testes e engenheiro Phil Oestricher, a primeira pessoa a pilotar o protótipo YF-16, faleceu em Fort Worth, Texas, no dia 18 de dezembro de 2015, aos 84 anos de idade.


Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas