Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Chefe da ONU diz que é essencial evitar escalada de tensões no Irã

O chefe da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, alertou neste domingo que é essencial evitar “qualquer forma de escalada” das tensões no Golfo, em meio a temores de um conflito após a derrubada de um drone norte-americano pelo Irã na semana passada.
Por Catarina Demony | Reuters

LISBOA (Reuters) - “O mundo não pode permitir um grande confronto no Golfo”, disse Guterres, nos bastidores da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, em Lisboa . “Todos devem manter nervos de aço.”

Na quinta-feira, um míssil iraniano destruiu um drone de vigilância dos EUA, em um incidente que o governo norte-americano disse que aconteceu no espaço aéreo internacional.

Trump disse mais tarde que ordenou o cancelamento de um ataque militar em retaliação pela ação que poderia ter resultado em 150 mortes.

Teerã repetiu no sábado que o drone foi abatido sobre seu território e disse que responderia com firmeza a qualquer ameaça dos EUA.

Os comentários de Guterres vêm um dia depois…

Irã está pronto para 'eliminar Israel da face da Terra', diz general iraniano

As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram que atingiram alegadas instalações militares das forças iranianas no Aeroporto Internacional de Damasco durante um ataque aéreo nesta segunda-feira (21).


Sputnik

Segundo declarou o comandante da Força Aérea do Irã, general de brigada Aziz Nasirzadeh, à agência de notícias MEHR, "a atual e a futura gerações [de pilotos da Força Aérea] está impaciente e pronta para lutar contra Israel e eliminá-lo da face da Terra".


Caça iraniano Qaher F-313
Caça iraniano Qaher F-313 © Foto: Iranian Ministry of Defence

Além disso, o comandante ressaltou que os alunos dos cursos de piloto iranianos estão adquirindo os conhecimentos necessários, preparando-se "para o dia prometido para destruir Israel".

Por sua vez, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, respondeu às declarações afirmando que aqueles que ameaçam destruir Israel sofrerão as devidas consequências.

Ele também adicionou que o recente ataque aéreo atingiu não somente as forças iranianas estacionadas na Síria, como também o contingente da República Árabe que as estão apoiando.

A declaração do comandante da Força Aérea iraniana se seguiu ao recente ataque aéreo realizado pelas forças de Israel na Síria.

O ataque israelense foi repelido pelos sistemas de defesa da Síria, que interceptaram a maioria dos mísseis lançados pelos israelenses.

Recentemente, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu advertiu os iranianos para "saírem rapidamente da Síria", alertado que as forças israelenses realizariam ataques aéreos contra os objetivos militares de Teerã.

Mohammad Ali Jafari, comandante do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica, respondeu que, apesar das ameaças, o Irã manteria suas tropas e equipamentos na Síria. Além disso, ele afirmou que se Israel continuar "brincando com a cauda do leão", mísseis iranianos "cairão sobre a [sua] cabeça".

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas