Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Japão comprará ilha desabitada para realizar manobras com EUA

A ilha Mage está localizada a 400 km da base aérea de Iwakuni, da Marinha dos EUA, onde eram abrigados aproximadamente 60 porta-aviões americanos.


Sputnik

Segundo o jornal Yomiuri, o Ministério da Defesa japonês investiu aproximadamente US$ 147 milhões (R$ 545 milhões) para comprar a ilha desabitada Mage, na prefeitura de Kagoshima, ao sudoeste do país, para utilizá-la como local de manobras envolvendo aeronaves japonesas e porta-aviões americanos.


Navio de assalto anfíbio USS Wasp da Marinha dos EUA
CC BY 2.0 / Official U.S. Navy Page / USS Wasp departs Naval Station Norfolk

Atualmente, a ilha, que pertence a uma empresa privada de Tóquio, deve ser integrada às forças japonesas até o final de março, conforme um pré-acordo que deverá ser assinado nos próximos dias.

A iniciativa surgiu pelas manobras militares entre Japão e EUA provocarem um alto nível de ruído durante pousos e decolagens das aeronaves, incomodando os moradores e governantes locais que protestaram contra as manobras.

Ressaltando que, devido aos protestos, as manobras passaram a serem realizadas em uma área quase remota da ilha Iwo Jima, situada a mais de 1.200 km de Tóquio.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas