Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Nicolás Maduro patrulha costas venezuelanas com tanque anfíbio

Nicolás Maduro testou um veículo de combate VN-18 dos fuzileiros navais, realizando um longo percurso no mar durante sua visita à base naval no estado de Carabobo.


Sputnik

A Venezuela é atualmente o único comprador estrangeiro de veículos de combate chineses da família ZBD-05, que inclui o veículo blindado sob designação de exportação VN-18 e o tanque leve VN-16. No total, mais de 50 unidades desses veículos foram compradas pela Venezuela.


Resultado de imagem para vn18 tank venezuela
Blindado venezuelano Norinco ZBD-05/VN-18 | Reprodução

Eles estão equipados com diferentes armamentos, porque o veículo blindado de infantaria tem um canhão automático de 30 mm, que é uma cópia do 2A72 russo, e o tanque tem um canhão de 105 mm.

Os veículos estão também equipados com poderosos canhões d'água e equipamentos especiais que permitem que eles entrem em modo de planeio enquanto se movem na superfície da água.

O NV18 pesa cerca de 27 toneladas e, graças a um motor de 1.600 cavalos, pode alcançar uma velocidade de até 65 km/h em terra e 45 km/h na água. A tripulação do tanque anfíbio é de 3 homens, mas o veículo blindado pode transportar mais 11 militares.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas