Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

De classe média e com alto nível de educação: o perfil dos terroristas do Sri Lanka

Polícia cingalesa identifica oito dos nove terroristas suicidas que cometeram os atentados de domingo
Macarena Vidal Liy | El País
Alto nível de educação, família de classe média ou média alta, com recursos econômicos próprios. Esse é o perfil dos nove terroristas suicidas que, segundo a polícia do Sri Lanka, lançaram os atentados de domingo em três hotéis de luxo e três igrejas, deixando pelo menos 359 mortos e mais de 500 feridos.

Pouco a pouco vão sendo conhecidos mais detalhe sobre como ocorreu o ataque terrorista mais sangrento da história do Sudeste Asiático. Para a polícia, já está comprovado o envolvimento de nove terroristas suicidas, entre eles uma mulher. As autoridades divulgaram os vídeos das câmeras de circuito fechado na paróquia de São Sebastião, em Negombo, nos arredores de Colombo, nos quais se vê o homem apontado como culpado pela explosão que matou, nessa igreja, pelo menos 110 pessoas. O vídeo mostra um jovem magro, de barba, carregando uma mochila grande e aparentem…

Quão prestigioso se tornaria Vietnã com caças russos Su-57 de 5ª geração?

A intenção do Vietnã de comprar 12 caças russos Su-57 de quinta geração levou especialistas a analisar o potencial militar de países asiáticos e a concluir que os novíssimos caças russos seriam capazes de tornar a Força Aérea vietnamita em uma das mais fortes do Sudeste Asiático, escreve Military Watch.


Sputnik

"Como o Vietnã carece de Sistemas Aéreos de Alerta e Controle (AWACS), tais como o A-50, os sensores avançados do Su-57 proporcionariam um nível sem precedentes de reconhecimento situacional, enquanto que o longo alcance e alta altitude [do Su-57] seriam excelentes para patrulhar o disputado mar do Sul da China, região onde a presença militar da China tem crescido consideravelmente", de acordo com a revista.


Caça da quinta geração Su-57
Sukhoi Su-57 © Sputnik / Aleksei Kudenko

O caça Su-57, armado com mísseis R-37 ar-ar de longo alcance, que conseguem atingir alvos a 400 km, desafiaria seriamente a superioridade aérea chinesa. Além disso, o grande potencial de ataque do Su-57 abriria portas para equipá-lo com mísseis balísticos hipersônicos X-47M2 Kinzhal. Os novos mísseis Kinzhal são muito mais eficientes do que os antigos mísseis vietnamitas Scud.

Para se ter uma noção, o novo míssil voa 10 vezes mais rápido do que a velocidade do som, e a alta capacidade de manobra e precisão o torna "muito mortal como uma plataforma de ataque tático" e praticamente invulnerável à interceptação da defesa antimíssil.

Mísseis hipersônicos podem atingir não apenas alvos militares terrestres, mas também navios inimigos, incluindo aqueles capazes de desabilitar até mesmo os maiores porta-aviões com um ataque.

Segundo especialistas, a aquisição de caças russos Su-57 pelo Vietnã poderia ser causada pela intenção de Singapura de substituir os antigos caças F-16 por novos aviões furtivos americanos F-35A.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas