Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Putin ameaça retaliar se EUA instalarem mísseis na Europa

Em seu discurso sobre o estado da nação, presidente russo faz ataques a Washington e promete apontar seu arsenal para os Estados Unidos e para o continente europeu se mísseis americanos atravessarem o Atlântico.
Deutsch Welle

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta quarta-feira (20/02) que seu país responderá a um possível envio de mísseis americanos à Europa, fazendo com que não apenas os países que receberem esses armamentos se tornem alvos, mas também os Estados Unidos.


Em seu discurso anual sobre o estado da nação em Moscou, Putin elevou o tom ao comentar uma nova e potencial corrida armamentista. Ele afirmou que a reação russa a um possível envio seria rigorosa e que as autoridades em Washington – algumas das quais estariam obcecadas com o "excepcionalismo" americano – deveriam calcular os riscos antes de tomar qualquer medida.

"É o direito deles de pensar da forma que quiserem. Mas eles sabem fazer cálculos? Tenho certeza que sabem. Deixemos que eles cal…

Ucrânia não consegue entregar aos EUA um único tanque

Kiev não conseguiu fornecer a Washington o único exemplar do tanque de combate principal Oplot, cuja venda foi anunciada ainda em fevereiro do ano passado.


Sputnik

Segundo escreve o blog do Centro de Análise de Estratégias e Tecnologias russo bmpd, estava previsto que o veículo blindado seria entregue e entraria em serviço do Exército americano depois que a Ucrânia tivesse cumprido suas obrigações no âmbito do contrato com a Tailândia, assinado ainda em 2011, e fornecido os mesmos tanques ao país asiático. O consórcio estatal Ukroboronprom anunciou que concluiu as entregas em março de 2018.


1629223_original
Tanque ucraniano Oplot | Foto de janeiro de 2019

No entanto, já em junho revelou-se que é pouco provável que o Pentágono receba o veículo de combate.

O contrato que previa a exportação do tanque ucraniano Oplot aos EUA foi firmado ainda em 2012, mas seu custo de produção aumentou quatro vezes em 7 anos.

De acordo com os dados à disposição do Centro russo, o contrato entre a Ucrânia e os EUA foi rompido de comum acordo em junho do ano passado.

O tanque T-84 Oplot é o desenvolvimento mais recente de tanques ucranianos e herdeiro do veículo blindado soviético T-80UD, ele é dotado de um motor a diesel. O primeiro T-84 foi projetado em 1994 e entrou em serviço das Forças Armadas da Ucrânia em 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas