Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Caça dos EUA sai dos limites de pista em base no Japão

Um caça F-16 da Força Aérea dos EUA acabou saindo de pista na Base Misawa no Japão, escreve a agência Kyodo.


Sputnik

Como esclarece a edição, o Aeroporto de Misawa é usado não apenas por aeronaves militares, mas também por civis. Por causa do acidente, a pista passou duas horas fechada, provocando, assim, atraso de dois voos comerciais, adicionou a mídia.


Resultado de imagem para f-16 Misawa accident
Reprodução

Há 40 anos, a Força Aérea dos EUA conta com caças multifuncionais F-16 de quarta geração. Até 2018, mais de 4.500 aeronaves F-16 foram construídas e usadas por uns 25 países. O caça possui quatro modelos principais e as versões modernizadas F-16C e F-16D são os modelos mais comuns.

Essas aeronaves atingem 2.120 km/h a 12 km de altitude. O raio máximo de ação é de 1.760 km, o peso na decolagem é de até 22 toneladas. Os F-16 são capazes de portar uma vasta gama de armas — desde bombas de queda livre a mísseis antinavio.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas