Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

EUA e Rússia revivem a Guerra Fria no Oriente Médio com duas cúpulas

Reuniões paralelas, na Polônia e na Rússia, representaram a revitalização do rompimento entre as potências sobre o Irã, a guerra na Síria e o conflito entre Israel e a Palestina
Juan Carlos Sanz e María R. Sahuquillo | El País
Sochi / Jerusalém - Em 1991, a Conferência de Madri estabeleceu um modelo para o diálogo multilateral no Oriente Médio após o fim da Guerra Fria, que havia colocado Washington contra Moscou na disputa pela hegemonia em uma região estratégica. Transcorridos mais de 27 anos, dois conclaves paralelos representaram nesta quinta-feira em Varsóvia (Polônia) e Sochi (Rússia) a revitalização do rompimento entre as potências sobre o Irã, a guerra na Síria e o conflito israelo-palestino. Os Estados Unidos e a Rússia, copresidentes em Madri em 1991, já não atuam mais como mediadores para aliviar as tensões e, mais uma vez, assumem um lado entre as partes conflitantes.

No fórum da capital polonesa, a diplomacia dos EUA chegou a um impasse ao reunir mais de 60 países em uma reu…

EUA teriam enviado blindados para Síria após decisão de se retirarem do país (VIDEO)

As Forças Armadas dos EUA teriam transportado cerca de 150 caminhões com veículos blindados e geradores de energia do Iraque para o noroeste da Síria.


Sputnik

De acordo com a agência turca Anadolu, que citou fontes locais, na madrugada de 4 de fevereiro, os caminhões passaram pelo posto de controle de Simelka, na fronteira entre o Iraque e a Síria, e em 5 de fevereiro, chegaram aos centros logísticos dos EUA nos distritos sírios de Jarab Ishk e Sirrin, que estão sob controle conjunto das formações norte-americanas e curdas. 


Soldado norte-americano, à esquerda, sentado em veículo blindado perto da tensa linha de frente entre o Conselho Militar de Manbij, apoiado pelos EUA, e os combatentes apoiados pelos turcos, em Manbij, norte da Síria (foto de arquivo)
Base militar dos EUA na Síria © AP Photo / Hussein Malla

O vídeo divulgado pela Anadolu mostra caminhões carregados com geradores de energia, que podem ser utilizados nas bases militares dos EUA posicionadas na Síria ou na construção de novas estruturas na região.

Nas imagens também se podem ver veículos blindados multiusos Humvee, previamente fornecidos pelo Pentágono para as Forças Democráticas da Síria (FDS).

Isto acontece após a decisão sobre a retirada das tropas dos EUA da Síria, anunciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, em dezembro, quando ele também declarou vitória sobre o grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia e em vários outros países). Ao mesmo tempo, a Casa Branca prometeu que a luta da coalizão internacional liderada pelos EUA contra o terrorismo continuaria.




US sends armored vehicles to terrorists in Syria
Nearly 150 trucks loaded with armored vehicles and equipment were sent by the US to terrorist regions in Syria late Monday (February 5), signalling non-withdrawal from the country.
06.02.2019

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas