Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Prestes a 'ganhar' território do tamanho da Arábia Saudita, Brasil carece de recursos para defesa

A ONU deve ratificar no próximo mês, o pleito brasileiro em estender sua faixa de águas jurisdicionais em pelo menos 2,1 milhões de km², uma área equivalente à extensão da Arábia Saudita. Para especialista ouvido pela Sputnik Brasil, movimento precisa vir acompanhado de modernização da Marinha.
Sputnik

Como a Sputnik Brasil mostrou em maio, a demanda já dura há pelo menos 30 anos e tem relação com medições técnicas sobre o ponto onde termina o Brasil continental e até onde é lícito explorar as águas do entorno. O mar territorial brasileiro têm atualmente cerca de 12 milhas náuticas (22 quilômetros) na faixa de água e uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (370 quilômetros). Na parte de solo e sub-solo, área na qual o Brasil pleiteia a extensão, há um limite de mais 200 milhas regulamentadas.

Responsável pela proteção da área oceânica, a Marinha brasileira vem desenvolvendo pesquisas na região desde 2004. Os militares já identificaram potencial possibilidade de exploração de …

Kalashnikov começa produção de novas lanchas de desembarque

O consórcio russo Kalashnikov iniciou a produção de novas versões da lancha de desembarque BK-16, informa o site Kalashnikov.media.


Sputnik

Segundo o comunicado, as novas versões estão sendo produzidas no estaleiro Rybinskaya Verf e são destinadas ao patrulhamento e trabalhos de mergulho. 


Lancha de desembarque russa BK-16
Lancha de desembarque russa BK-16 © Foto: Consórcio Kalashnikov

Destaca-se que a lista de encomendas destas embarcações é agora de 30 unidades.

Como relatado anteriormente, o consórcio Kalashnikov começou a entregar as primeiras lanchas BK-16 e a versão de ataque BK-10 às forças especiais do Ministério da Defesa russo.

Esquema lateral da lancha de desembarque BK-16
Esquema lateral da lancha de desembarque BK-16 © FOTO: CONSÓRCIO KALASHNIKOV

Estas embarcações são usadas em operações em zonas costeiras, estreitos, rios e lagos, transporte de pessoal, desembarque de tropas, apoio à artilharia e combate a piratas e terroristas.


Esquema superior da lancha de desembarque BK-16
Esquema superior da lancha de desembarque BK-16 © FOTO: CONSÓRCIO KALASHNIKOV

Seu armamento inclui metralhadoras de 7,62 mm e 12,7 mm, lançadores de granadas automáticos e um módulo de combate com controle remoto. A velocidade máxima é de 45 nós e a autonomia é de cerca de 740 quilômetros.

O consórcio poderá também fabricar lanchas com outras modificações conforme as necessidades dos clientes.

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas